Facebook: Beatificação de João Paulo II

O Vaticano lançou hoje uma página oficial na rede social Facebook para a beatificação de João Paulo II (1920-2005), que vai decorrer no próximo dia 1 de Maio.
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a intenção é passar uma “mensagem positiva”, através da Internet, acompanhando os preparativos para a cerimónia, que vai ser presidida por Bento XVI.
A iniciativa conta com a colaboração da Rádio e do Centro Televisivo do Vaticano, estendendo-se, além do Facebook (www.facebook.com/vatican.johnpaul2) ao canal de partilha de vídeos Youtube (www.youtube.com.giovannipaoloii).
Desde já, são apresentados pequenos filmes sobre o pontificado de João Paulo II, em várias línguas, tendo o Vaticano anunciado a intenção de “diversificar os instrumentos” disponibilizados.
No último dia 14 de Janeiro, Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, concluindo assim o processo para a sua beatificação do Papa polaco, que liderou a Igreja Católica entre 1978 e Abril de 2005, quando faleceu.
Em declarações à Rádio Vaticano, o padre Lombardi diz que a presença nas redes sociais visa “permitir a todas as pessoas interessadas que retomem o contacto coma figura de João Paulo II”.
“Ficaremos felizes se outras páginas pessoais do Facebook quiserem ligar-se para partilhar esta riqueza de imagens e sons”, refere.
Milhões de pessoas são esperadas na cerimónia que vai ter lugar no Vaticano, no primeiro Domingo depois da Páscoa (1 de Maio), dia que o próprio João Paulo II dedicou à celebração da Divina Misericórdia.
O rito de beatificação vai ser presidido por Bento XVI, algo que só aconteceu até agora em Setembro de 2010, no caso do beato John H. Newman, cardeal e pensador inglês do século XIX.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO