MENSAGEM DA QUARESMA DO BISPO DO FUNCHAL

Mensagem de D. António Carrilho, Bispo do Funchal,
para a Quaresma de 2011

Funchal, 13 de Março de 2011
Viver a Quaresma, preparando a Páscoa!

Com a celebração de quarta-feira de cinzas, inicia a Igreja o santo tempo da Quaresma, que nos conduzirá até à Páscoa. É um “tempo litúrgico muito precioso e importante” (Bento XVI) na tradição da Igreja que, apesar de não ter hoje a força e expressão social de outros tempos, mantém vivas no coração dos crentes certas práticas e costumes, que não deverão esquecer-se nem menosprezar, mas purificar-se e enriquecer-se do seu verdadeiro significado.
Diz-se que é tempo de conversão. Mas conversão a quê? – A uma vida nova, à vida de baptizados em Cristo, renunciando ao mal e ao pecado, abrindo os corações a Deus e ao próximo, aos irmãos que estão perto de nós ou àqueles de quem nos aproximamos, cujas lutas e dificuldades conhecemos e que podem contar com a nossa atenção e ajuda. Conversão verdadeira e profunda do próprio coração, renovação interior, à luz da Graça e do ideal do nosso Baptismo!
São muitas as propostas e subsídios que a Igreja coloca à disposição de todos os seus filhos para nos ajudar nesta caminhada quaresmal. Em primeiro lugar, a abundância de textos bíblicos como Palavra de Deus, sempre viva e actual para iluminar, com os ensinamentos da fé, os caminhos da nossa consciência e comportamentos. Como é importante conhecer e aprofundar o sentido existencial da Palavra do Senhor, em nossas vidas!

oiça aqui...

ou veja aqui...

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO