Mensagem do Sr. Bispo - Jornada Diocesana do Apostolado dos Leigos

JORNADA DIOCESANA DO APOSTOLADO DOS LEIGOS - 2011

No próximo dia 19 de Novembro, véspera da Festa de Cristo-Rei, teremos a nossa já habitual Jornada Diocesana do Apostolado dos Leigos, que tendo em vista o laicado, em especial, é aberta e conta com a participação de sacerdotes, religiosos e outros membros de Institutos de Vida Consagrada.
“A fé e a sua transmissão - Desafios da actualidade” é o tema escolhido para este ano. Um tema que corresponde a uma preocupação da Igreja Diocesana e se insere numa das suas prioridades, dentro daquilo que foi sugerido na auscultação feita a várias instâncias da Diocese, quanto ao "repensar", em conjunto, a nossa acção pastoral.
Mas é também uma preocupação da Igreja Universal, que sente cada vez mais a sua responsabilidade de anunciar a mensagem de Cristo aos homens e às mulheres de hoje, de forma a iluminar os caminhos de resposta aos seus problemas concretos: responder aos desafios da actualidade! E fazê-lo de modo acessível, numa linguagem de fácil compreensão, quanto ao ideal de vida e valores que o Evangelho de Jesus apresenta e propõe.
Assim podemos dizer que o tema da Jornada Diocesana do Apostolado dos Leigos, no próximo dia 19 de Novembro, é um tema de grande actualidade para a nossa Diocese e para a Igreja Universal, que se prepara para realizar, em Outubro de 2012, um Sínodo dos Bispos, com representantes das Conferências Episcopais de todo o mundo, sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
O tema da Jornada Diocesana será abordado a partir da nossa realidade concreta, dos problemas e necessidades que sentimos, e reflectindo sobre questões tão importantes como “a transmissão da fé nas famílias de hoje”, algumas “interpelações da cultura e da sociedade” actual, novas perspectivas para “a catequese das crianças e adolescentes” e para “a formação dos jovens e dos adultos”.
Participar na Jornada Diocesana do próximo dia 19 é uma oportunidade de formação, encontro, reflexão, partilha e oração, a não perder. E, por isso, deixo aqui o meu apelo aos sacerdotes e a todos os responsáveis pastorais, nos diversos âmbitos da sua actividade (paróquias, movimentos e obras laicais, bem como outros grupos de apostolado e de espiritualidade) para que divulguem o programa da Jornada e convidem o maior número de pessoas a participar.
Então, neste momento, fica o apelo: "inscreva-se, divulgue, participe!"

Funchal, 5 de Novembro de 2011
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO