Encontro dos Grupos Bíblicos nas Casas


No passado dia 26 de Fevereiro celebramos o Dia da Bíblia 2012 e nessa celebração foram lançados os grupos bíblicos, onde os animadores fizeram o seu compromisso perante a comunidade onde diziam que abriam as suas casas para que a PALAVRA DE DEUS possa tornar VIDA e assim anunciar aos outros através do TESTEMUNHO. Por isso no Domingo dia 11 de Março às 15:00h vai iniciar o encontro dos grupos bíblicos nas casas acima referidos onde todos nós podemos participar.

Visita aos idosos/ doentes na Quaresma 2012

Dia da Bíblia 2012 - Lançamento dos Grupos Bíblicos nas Paróquias do Espírito Santo e da Piedade



Compromisso dos animadores da Paróquia do Espírito Santo

Compromisso dos animadores da Paróquia da Piedade

No Domingo dia 26 de Fevereiro celebramos o Dia Paroquial da Bíblia e nesse dia foram lançados os Grupos Bíblicos das Paróquias do Porto Santo. Um grupo na Paróquia do Espírito Santo e três grupos na Paróquia da Piedade. Digamos que estes grupos foram os frutos da Semana Bíblica do passado mês de Janeiro. Os encontros nas casas iniciar-se-ão no Domingo dia 11 de Março, às 15:00h.

Animadores:
Paróquia do Espírito Santo: Sítio do Campo de Cima - Marta Velosa e Pedro Sousa
Paróquia da Piedade: Sítio da Camacha - Ana Vasconcelos, Deodora José Coelho e Dorisa Neves; Sítio do Pico - Élia Coelho e Siliany Coelho; Sítio do Farrobo e Dragoal - Lina Góis e Maria Brígida

Festa da Palavra (4º ano) 25.02.12 na Paróquia da Piedade


Festa da Palavra (4º ano) 25.02.12 na Paróquia do Espírito Santo


1º Domingo da Quaresma

Imagem Peregrina - 2 anos na nossa memória...


COM MARIA SER IGREJA
2 anos na nossa memória... 

Faz exactamente no dia 27 de Fevereiro, dois anos que se fez história com a chegada à nossa ilha, da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Quem não se lembra? Foi uma semana intensa e bela onde o todo bom povo do Porto Santo recebeu de braços abertos a imagem da nossa Mãe do Céu e de Jesus Cristo. Muitas preces, celebrações e lágrimas de emoção foram deixadas junto do manto materno daquela que nos diz sempre: “Fazei o que Ele (meu Filho Jesus) Vos disser”. É por Jesus que podemos fazer memória daquela semana, porque foi Ele que nos entregou na cruz, Maria como nossa Mãe, para que a imitemos, na humilde, simplicidade e obediência à vontade divina.
Oh Mãe, olhai para os vossos filhos das paróquias da Piedade e Espírito Santo, estes querem fazer memória dessa semana tão especial e fazei deles testemunhas comprometidas e autênticas da alegria de serem cristãos com e na Igreja.
Equipa Sacerdotal

Horário das Paróquias de 27 de Fevereiro a 04 de Março


Renúncia Quaresmal - Recolha a 31 de março e 1 de abril de 2012

Renúncia Quaresmal 2012
«É neste espírito de solidariedade e partilha fraterna, que pensamos nas situações de carência mais próximas de nós, mas não esquecemos tantas outras necessidades materiais e espirituais, em especial aquelas com que se debatem os nossos missionários, na sua acção evangelizadora.
Destinamos, por isso, a tradicional Renúncia da Quaresma deste ano de 2012, em parte para potenciar o Fundo Social Diocesano, cujos objectivos são bem conhecidos, e em parte para a construção de uma obra social de grande importância, numa zona muito pobre da Paróquia da Imaculada Conceição, Diocese do Lubango, em Angola. Trata-se de um complexo com Lar para idosos, Lar para crianças e Escola para três ciclos de ensino, uma iniciativa e projecto da Comunidade das Irmãs Vitorianas, ali existente, naquela Zona Pastoral do Coração de Maria.
As ofertas desta Renúncia Quaresmal serão recolhidas em todas as igrejas e capelas, conforme é costume, nos ofertórios das Missas de Sábado e Domingo de Ramos, ou seja, nos próximos dias 31 de Março e 1 de Abril. Como sempre, a participação é muito livre, segundo as possibilidades e a consciência pessoal dos fiéis, na certeza de que Deus não deixará sem recompensa qualquer gesto de atenção e partilha fraterna».

Da Homilia do Sr. Bispo do Funchal na Quarta-feira de Cinzas 2012

Bispo do Funchal exorta os católicos a darem atenção aos mais pobres


D. António Carrilho exorta os diocesanos a viverem a Quaresma com especial espírito de fraternidade. Foi na homilia de Quarta-feira de Cinzas, celebrada esta tarde, na Sé, com que se iniciou o tempo de Quaresma, de preparação para a Páscoa.
A Quaresma é tempo propício à "generosidade e partilha, de atenção e serviço de amor aos irmãos que mais sofrem", considerou, lembrando também a este propósito a mensagem de Bento XVI para a Quaresma deste ano, centrada "no amor fraterno, propondo e desenvolvendo o tema: prestemos atenção uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras".
"De facto, com frequência nos chegam notícias de verdadeiros dramas humanos, uma crescente procura de cantinas sociais, o abandono e até mortes de idosos em solidão nas suas próprias casas, pessoas que vivem e dormem nas ruas, sem qualquer conforto e aconchego humano e tantos outros casos e situações semelhantes, talvez menos visíveis, mas que não devem dispensar a maior atenção e cuidado por parte das respectivas famílias, dos vizinhos e das comunidades a que se encontram mais ligados", afirmou o Bispo do Funchal na celebração desta tarde.
Entretanto, a "renúncia quaresmal deste ano " destina-se, uma parte, ao "Fundo Social Diocesano"; e outra parte a ajudar uma missão das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias no Lubango (Angola).

Quarta-feira de Cinzas 22.02.12

Início da Quaresma 2012

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
in Mensagem de Sua Santidade o Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012.

22 de Fevereiro - Quarta-feira de Cinzas
Igreja do Espírito Santo às 18:00h e Igreja da Piedade (Matriz) às 19:30h

«Pecámos Senhor, tende compaixão de nós»
Hoje, marcados pelo austero símbolo das Cinzas, entramos no Tempo da Quaresma, iniciando um itinerário espiritual que nos prepara para celebrar dignamente os mistérios pascais. As cinzas benzidas, impostas sobre a nossa cabeça, são um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas, que nos convida à penitência e a intensificar o compromisso de conversão para seguir cada vez mais o Senhor.

Festa das Famílias está a ser preparada nos Arciprestados


A Festa diocesana das Famílias, prevista para o próximo dia 3 de Junho, foi um dos assuntos em análise no encontro desta manhã entre D. António Carrilho e os sacerdotes do Arciprestado do Funchal.
O evento, que se integra nas comemorações dos "500 anos da criação da Diocese", está a ser preparado pelos vários Arciprestados (ou zonas pastorais que agrupam as paróquias) e pressupõe "um dinâmica" com a "participação de todas as comunidades", em consonância também com as propostas do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, disse o Bispo do Funchal ao JM.
Nesse contexto, prevê-se que a "Festa das Famílias" comece em cada "comunidade paroquial", culminado depois com uma ampla participação / assembleia no Parque Desportivo de Água de Pena (localizado por baixo da pista do Aeroporto). Em breve serão divulgados pormenores do programa.
Outro tema em análise na reunião de hoje, foi a proposta da Diocese para um "retiro quaresmal" destinado a "todos os agentes de pastoral que queiram e possam", entre 23 e 25 de Março próximo, orientado pelas Missionárias Verbum Dei. Também em breve será disponibilizado o respectivo programa de espiritualidade.

Homilia do Sr. Bispo no Dia do Doente 11.02.12

Homilia de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, na celebração do XV Dia Mundial do Doente
Casa de Saúde Câmara Pestana, 11 de Fevereiro de 2012
Cuidar o doente, com generosa atenção e alegre coração!

Celebrar o Dia Mundial do Doente, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, tem um sentido muito especial. A Igreja convida-nos, deste modo, a olhar para Maria como a Mãe bondosa que nos acompanha ao longo da vida, se inclina sobre nós para escutar as nossas preces e atender às nossas necessidades, também quando a ela nos dirigimos em situações de doença do corpo ou do espírito. Ela é a nossa medianeira e a melhor consolação.
Saúdo, com profundo afecto, e afirmo a maior proximidade espiritual e união a todos os queridos doentes, que se encontram nos hospitais, nas casas de saúde ou nas suas famílias, na Madeira e no Porto Santo. E lembro especialmente as crianças, os jovens, adultos ou idosos, que são esquecidos na sua dor e solidão. Neles, podemos nós contemplar o rosto de Cristo Sofredor, que na Eucaristia perpetua na Igreja a Sua oferta ao Pai, por amor e pela vida do mundo.

Sinal de consolação e esperança
Hoje, lembrando as Aparições de Lourdes, em 1858, recordamos a jovem Bernardete Soubirous com o seu olhar fixo na bela Senhora, que se apresentou como “a Imaculada Conceição” e pediu, na sua maternal solicitude, para nos encontrarmos com o seu Filho Jesus, mediante a nossa própria conversão. Esta presença carinhosa de Maria, junto de nós, seus filhos, continua a manifestar-se no encontro sobrenatural, na cura interior e física, na força e na alegria, que do Céu nos vêm.
Lourdes é memorial vivo desta proximidade da Mãe e de numerosas curas, em situações clínicas graves e tidas como incuráveis, realizadas por Deus, através da sua intercessão. Olhando Maria, a Humanidade contempla o seu olhar de materna consolação e esperança e implora as graças de que necessita, sejam de ordem espiritual ou material. A Maria-Mãe, toda a nossa gratidão e louvor.

Boletim do mês de Fevereiro

Horário das Paróquias de 13 a 19 de Fevereiro


Futsal: Padres portugueses vencem campeonato europeu


Os padres portugueses venceram hoje pela primeira vez o Campeonato Europeu em Futsal para sacerdotes católicos, cuja sexta edição decorreu na cidade de Gyula, Hungria.
A final da competição, entre Portugal e a Croácia, foi dedicida no desempate por penalties.
Antes do jogo, o capitão da seleção portuguesa, padre Marco Gil, confessou à Agência ECCLESIA que uma final "é sempre complicada”, mas que os jogadores estavam "calmos”.
Em conversa telefónica, o sacerdote bracarense relatou que a equipa portuguesa tinha já realizado seis jogos, tendo perdido apenas uma partida.
Eslováquia, Roménia, Ucrânia, Áustria, Polónia e Bósnia-Herzegovina, esta na meia-final, foram os adversários dos padres portugueses no torneio que se iniciou esta segunda-feira na cidade húngara, cerca de 230 quilómetros a sudeste de Budapeste.
A equipa nacional regressa esta sexta-feira a Portugal, tendo garantido um título inédito, após o segundo lugar na competição de 2011.

LFS/OC

Mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2012


«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)

Irmãos e irmãs!

A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé» (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre atual sobre três aspetos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.

Logotipo Oficial da JMJ RIO2013: conceito


Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Divulgada o Logótipo Oficial aa JMJ 2013 no Brasil!

Chegou o momento tão esperado por milhares de jovens do mundo inteiro: o lançamento do logótipo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.
Nesta terça-feira, 7, o mundo conheceu o símbolo da próxima edição de um dos maiores eventos da igreja Católica que a cidade do Rio de Janeiro irá sediar entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
O presidente do Instituto JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, anunciou o vencedor do concurso do logotipo - Gustavo Hugeni. No momento em que o logo foi apresentada, Cristo Redentor iluminou-se com as cores verde e amarelo.
Para chegar ao logótipo oficial, foi percorrido um longo caminho, iniciado no dia 27 de setembro de 2011 com o lançamento do edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comité Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica.
Após o encerramento do concurso, no dia 31 de outubro, começou o processo de seleção, onde os logótipos foram avaliados por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL.
No dia 13 de dezembro os dois logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comité Organizador Local.

Mais informaçãoes sobre a JMJ

Cristo recebe iluminação especial: o monumento ganhou as cores das bandeiras de 150 países


O Cristo Redentor (Rio de Janeiro) atraiu mais que nunca os olhares na noite do dia 6 de Fevereiro (ontem). Entre 20h e 21h o monumento foi iluminado com as cores das bandeiras de 150 países que deverão participar da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
A iluminação especial foi feita na véspera do lançamento do logótipo oficial do evento que acontecerá no dia 7 (hoje), às 19h30 (horário de Brasília), no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comité Organizador Local.
A noite clara permitiu que a iluminação pudesse ser vista de vários cantos da cidade do Rio de Janeiro e chamou a atenção de todos. Nas redes sociais o assunto ganhou destaque. Todos estão ainda mais ansiosos para conhecer o logótipo.

Mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2012


«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)

Irmãos e irmãs!

A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé» (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre atual sobre três aspetos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.

Mensagem do Papa para a Quaresma

A Santa Sé vai apresentar na próxima terça-feira, dia 7, a mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma. O documento, que será publicado em todas as línguas, tem por título ‘"Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras", segundo uma expressãoda Carta aos Hebreus ( Novo Testamento). A apresentação será feita em conferência de imprensa, no Vaticano, com a presença do presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, Cardeal Robert Sarah. A Quaresma, este ano, começa a 22 de Fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), e prolonga-se durante 40 dias, como preparação para a Páscoa que se vai celebrar a 8 de Abril (um Domingo).

Dia da Bíblia 2012

Como anunciado e sugerido no plano pastoral da Diocese do Funchal este ano vamos dar início ao "Dia da Bíblia", que nas Paróquias do Porto Santo será no Domingo dia 26 de Fevereiro de 2012, primeiro Domingo da Quaresma. Além da Festa da Palavra das crianças do 4º ano da catequese programada e solenizada irá haver uma serie de iniciativas em torno deste "dia da Bíblia". Esteja atento! Bom Domingo!

XX Dia Mundial do Doente - 11 de Fevereiro 2012


Ó Maria,
aurora do mundo novo,
Mãe dos viventes,
confiamo-Vos a causa da vida:
olhai, Mãe, para o número sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil viver,
de homens e mulheres
vítimas de inumana violência,
de idosos e doentes assassinados
pela indiferença ou por uma falsa compaixão.
Fazei com que todos aqueles
que crêem no vosso Filho
saibam anunciar com desassombro e amor
aos homens do nosso tempo
o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de o acolher
como um dom sempre novo,
a alegria de o celebrar com gratidão
em toda a sua existência,
e a coragem para o testemunhar
com grande tenacidade, para construírem,
juntamente
com todos os homens de boa vontade,
a civilização da verdade e do amor,
para louvor e glória
de Deus Criador e amante da vida.

João Paulo PP.II
Encíclica Evangelho da Vida
25 Março 1995, n.105

Horário das Paróquias de 06 a 12 de Fevereiro

Mensagem do Papa Bento XVI para o XX Dia Mundial do Doente

«Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!» (Lc 17, 19)

Amados irmãos e irmãs,

Por ocasião do Dia Mundial do Doente, que celebraremos no próximo dia 11 de fevereiro de 2012, memória da Bem-Aventurada Virgem de Lourdes, desejo renovar a minha proximidade espiritual a todos os enfermos que se encontram nos lugares de cura ou recebem os cuidados das famílias, enquanto manifesto a cada um deles a solicitude e o afeto da parte de toda a Igreja. No acolhimento generoso e amoroso de cada vida humana, sobretudo da frágil e doente, o cristão expressa um aspeto importante do seu testemunho evangélico, segundo o exemplo de Cristo, que se debruçou sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para os curar.

1. Neste ano, que constitui a preparação mais próxima para o solene Dia Mundial do Doente, que será celebrado na Alemanha no dia 11 de fevereiro de 2013 e que meditará sobre a emblemática figura evangélica do bom samaritano (cf. Lc 10, 29-37), gostaria de chamar a atenção para os «Sacramentos de cura», ou seja, o Sacramento da Penitência e da Reconciliação, e o Sacramento da Unção dos Enfermos, que encontram o seu cumprimento natural na Comunhão Eucarística.
O encontro de Jesus com os dez leprosos, narrado no Evangelho de são Lucas (cf. Lc 17, 11-19), de maneira particular as palavras que o Senhor dirige a um deles: «Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!» (v. 19), ajudam a tomar consciência acerca da importância da fé para aqueles que, angustiados pelo sofrimento e pela enfermidade, se aproximam do Senhor. No encontro com Ele, podem experimentar realmente que quantos acreditam nunca estão sozinhos! Com efeito, no seu Filho Deus não nos abandona às nossas angústias e sofrimentos, mas está próximo de nós, ajuda-nos a suportá-los e deseja curar profundamente o nosso coração (cf. Mc 2, 1-12).

45 anos da Universidade Católica Portuguesa

VIDEO DE PORTO SANTO