Homilia do Sr. Bispo no Dia do Doente 11.02.12

Homilia de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, na celebração do XV Dia Mundial do Doente
Casa de Saúde Câmara Pestana, 11 de Fevereiro de 2012
Cuidar o doente, com generosa atenção e alegre coração!

Celebrar o Dia Mundial do Doente, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, tem um sentido muito especial. A Igreja convida-nos, deste modo, a olhar para Maria como a Mãe bondosa que nos acompanha ao longo da vida, se inclina sobre nós para escutar as nossas preces e atender às nossas necessidades, também quando a ela nos dirigimos em situações de doença do corpo ou do espírito. Ela é a nossa medianeira e a melhor consolação.
Saúdo, com profundo afecto, e afirmo a maior proximidade espiritual e união a todos os queridos doentes, que se encontram nos hospitais, nas casas de saúde ou nas suas famílias, na Madeira e no Porto Santo. E lembro especialmente as crianças, os jovens, adultos ou idosos, que são esquecidos na sua dor e solidão. Neles, podemos nós contemplar o rosto de Cristo Sofredor, que na Eucaristia perpetua na Igreja a Sua oferta ao Pai, por amor e pela vida do mundo.

Sinal de consolação e esperança
Hoje, lembrando as Aparições de Lourdes, em 1858, recordamos a jovem Bernardete Soubirous com o seu olhar fixo na bela Senhora, que se apresentou como “a Imaculada Conceição” e pediu, na sua maternal solicitude, para nos encontrarmos com o seu Filho Jesus, mediante a nossa própria conversão. Esta presença carinhosa de Maria, junto de nós, seus filhos, continua a manifestar-se no encontro sobrenatural, na cura interior e física, na força e na alegria, que do Céu nos vêm.
Lourdes é memorial vivo desta proximidade da Mãe e de numerosas curas, em situações clínicas graves e tidas como incuráveis, realizadas por Deus, através da sua intercessão. Olhando Maria, a Humanidade contempla o seu olhar de materna consolação e esperança e implora as graças de que necessita, sejam de ordem espiritual ou material. A Maria-Mãe, toda a nossa gratidão e louvor.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO