Homilia de D. Rino Passigato, Núncio Apostólico, no Domingo de Pentecostes - Sé do Funchal, 12 de Junho de 2011

Abertura das Comemorações dos 500 Anos da Criação da Diocese do Funchal


1. É-me muito grato estar hoje, pela primeira vez, nesta Catedral do Funchal a presidir à celebração desta Santa Missa no início das comemorações dos Quinhentos Anos da erecção desta histórica e gloriosa Diocese, que foi criada – como sabemos – pelo Papa Leão X no dia 12 de Junho de 1514 e durante muito tempo foi a mais extensa do mundo e que tantos méritos tem na evangelização de outras terras, tendo dado orígem a varias outras Igrejas particulares como as de Goa, de Angra, de Cabo Verde, de São Tomé e São Salvador da Bahía.
Antes de mais nada, agradeço a Sua Excelência o Senhor Bispo Dom António José Cavaco Carrilho por me ter convidado para esta solene efeméride e por me conceder este privilégio.
Saúdo respeitosamente Sua Excelência o Senhor Representante da República, Sua Excelência o Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira e as demais Autoridades políticas, civis, judiciais, policiais e militares presentes.
Saúdo fraternalmente os caros irmãos sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas, os seminaristas, os membros das diferentes Irmandades e dos Movimentos eclesiais, todos os fiéis leigos - as famílias, os jovens, as crianças, os doentes e anciãos. A todos e a cada um transmito a proximidade, as saudações mais afectuosas e a Bênção Apostólica do Santo Padre o Papa Bento XVI...

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO