Dia diocesano do clero e início do Ano Sacerdotal

No dia 19 de Maio, aniversário da tomada de posse de D. António Carrilho
O Funchal assinala esta semana o 2.º aniversário da entrada solene de D. António Carrilho na nossa diocese. Neste dia, realiza-se também o 2.º encontro do clero, este ano na paróquia do Estreito de Câmara de Lobos, a partir das 10h e 30.
Recorde-se que a tomada de posse de D. António como Bispo do Funchal deu-se a 19 de Maio de 2007, um sábado à tarde; e o primeiro encontro do clero aconteceu o ano passado na paróquia dos Prazeres.
Por outro lado, ainda na próxima terça-feira, será dado início ao Ano Sacerdotal (proposto pelo Papa), para vigorar até Junho de 2010, com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote". A iniciativa integra-se nos 150 anos da morte do Santo Cura d’Ars, João Maria Vianney, “verdadeiro exemplo de Pastor ao serviço do rebanho de Cristo”.

Comunhão e corresponsabilidade pastoral”

Na homilia da sua tomada de posse, na Sé, D. António Carrilho disse que a sua acção apostólica seria desenvolvida em termos de “comunhão e de corresponsabilidade” com todas as forças vivas da diocese. “Sei que, nesta hora da Diocese do Funchal, como sempre acontece em tempo de mudança, existe uma certa expectativa e desejo de novos projectos, de novas respostas, de novo dinamismo”.
“Sim, aceito ser parte dessa esperança, porque o seu “rosto” total teremos de ser todos, em comunhão e corresponsabilidade pastoral – Bispo, Sacerdotes, Religiosas e Religiosos, membros dos Institutos de Vida Consagrada e Leigos! Juntos, procuraremos a melhor forma de corresponder, como Igreja, às necessidades e aspirações do Povo da Madeira e Porto Santo, respeitando os objectivos e finalidades próprias de outras instituições e cooperando com elas naquilo que for serviço ao bem comum”, afirmou.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO