D. António viaja para o México

D. António Carrilho, Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa parte para o México para participar no VI Encontro Mundial das Famílias.

“A família, formadora dos valores humanos e cristãos” é o tema do VI Encontro Mundial das Famílias, que decorrerá na próxima semana na Cidade do México, a partir da quarta-feira dia 14 até ao domingo 18 de Janeiro.
O acontecimento foi apresentado esta manhã no Vaticano, pelo novo Presidente do Conselho Pontifício para a Família, o cardeal Ennio Antonelli, com outros elementos do seu dicastério.
Enviado especial do Papa a este Encontro é o cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado, que pronunciará na sexta-feira, dia 16, a conferência conclusiva do Congresso Teológico pastoral, presidindo também no dia seguinte, sábado à tarde, e no domingo de manhã, celebrações eucarísticas, diante da basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.
Os primeiros três dias do Encontro coincidem com a realização do referido Congresso teológico pastoral, que deverá contar com a participação de umas oito mil pessoas. Noventa e oito os países representados.

No âmbito do tema geral do Encontro serão abordados diversos aspectos: “As relações e os valores familiares”, “Família e sexualidade” e a “A vocação educadora da família”. Seguir-se-ão debates e mesas-redondas de aprofundamento, nomeadamente à volta da questão “Quais os valores a descobrir e a redescobrir?” – com a ajuda do cardeal canadiano Marc Ouellet. E ainda: - a relação entre família e o valor da vida humana; - os organismos que ajudam a família na formação dos valores – paróquia, movimentos, associações familiares, escola; - família e mass-media; - a família dos emigrantes; - política e legislação: o desafio de legislar a favor da família e da vida.
O Encontro culmina no fim de semana 17-18, no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, aonde se aguarda uma multidão de um milhão de fiéis. Para além das já mencionadas Celebrações eucarísticas, de referir, sábado 17, a recitação do Terço do Rosário, integrado com testemunhos de famílias provenientes da África, Ásia, América, Europa e Oceânia.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO