25 Jan - FESTA DA CONVERSÃO DE S.PAULO - Arciprestado do Funchal

No início deste ano Paulino Sua Excelência Reverendíssima Dom António Carrilho publicou uma MENSAGEM PASTORAL SOBRE O ANO PAULINO “Ai de mim, se não evangelizar!” (1Cor 5, 16).

Afirma que “Celebrar o Ano Paulino é, pois, colocarmo-nos na linha da missão. Paulo com as suas viagens apostólicas impele-nos para a urgência de deixarmos os nossos comodismos e partirmos em viagem, anunciando o Evangelho da Paz.

A palavra “viagem” está profundamente enraizada no coração e na vida dos madeirenses e portosantenses e não foi por ocaso que, há quase 500 anos, esta Igreja Particular do Funchal, a primeira criada por ocasião das nossas conquistas e descobertas, foi uma das maiores do mundo, como rezam as crónicas da história da Madeira». Lançou-nos algumas propostas para uma maior vivência deste Ano Paulino. No nº 5 afirma o seguinte:

«Coincidindo o dia 25 de Janeiro, Festa da Conversão de São Paulo, com um domingo, poderá cada Arciprestado organizar uma grande celebração paulina, integradora das suas diversas paróquias. O facto de estar prevista, nesse dia, por parte da Conferência Episcopal, uma grande celebração nacional, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, não impede que se tomem tais iniciativas na nossa Diocese; pelo contrário, elas serão sinal de comunhão eclesial entre todas as Dioceses, num dia com especial significado no programa do Ano Paulino.»

Foi constituída uma comissão no arciprestado do Funchal para esta Celebração. Após várias reuniões foi decidido que seria mais conveniente fazer quatro celebrações à mesma hora no centro do Funchal.

A assinalar este dia elaboramos o seguinte programa:

10:00 - Abertura das Tendas
Carta aos Efésios -Junto à Sé
Carta aos Coríntios- Cais
Carta aos Romanos- Largo do Colégio
Carta aos Colossenses- Frente ao Teatro Municipal
O Objectivo: anunciar o evangelho da Paz no coração da cidade
Dentro de cada tenda haverá um grupo dinamizador (escuteiros e Jovens) As pessoas são convidadas a transcrever um versículo ou mais das cartas de São Paulo, serão distribuídos separadores com frases, e oração de São Paulo.

15.00 – Celebração Eucarística

Igreja do Colégio- Carta aos Romanos (Livramento, Monte, Imaculado Coração de Maria, Santa Luzia, Curral das Freiras, Boa Nova e Bom Sucesso)

Sé Catedral- Carta aos Efésios (São Gonçalo, Santa Maria Maior, Fátima, Nazaré, São Martinho, Espírito Santo e Piedade

Igreja do Carmo- Carta aos Colossenses (São Roque, São José, Santo António, Sta Rita, Sto Amaro)

São Pedro- Carta aos Coríntios ( Visitação, Graça, Alámos, Sagrada Família, São Pedro)

16h15- Actividades de Rua (ver à Descoberta de Paulo . Para esta actividades as pessoas devem se inscrever)

17H00 Concerto-Igreja do Colégio

18:30- Encerramento Festivo no Jardim Municipal

Convidamos as comunidades cristãs e respectivos pastores a partiparem nesta celebração de unidade e comunhão do nosso arciprestado. Solicitamos que os catequistas e os catequizandos também possam participar nas actividades de rua nas horas que for mais conveniente.

No dia 24 às 21h no Anfiteatro do Jardim Municipal terá lugar a exibição do filme sobre a vida de São Paulo.

Um abraço cordial

Pe João Carlos

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO