MENSAGEM DO BISPO DO FUNCHAL, DOM ANTÓNIO CARRILHO, PARA A SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2015

De 8 a 15 deste mês de Novembro, celebra a Igreja em Portugal a Semana dos Seminários. Este ano com o tema: “Olhou-os com misericórdia…”, retirado do lema episcopal do Papa Francisco e ainda no Ano da Vida Consagrada, já com o coração no Jubileu da Misericórdia.

É uma semana para rezarmos pelo nosso Seminário, como instituição e tempo de formação dos futuros sacerdotes. Rezar por aqueles que procuram responder com alegria e disponibilidade ao chamamento de Deus, que os convida à descoberta do Seu rosto de misericórdia. Cada seminarista, cada sacerdote é um verdadeiro dom de Deus, fruto do Seu olhar misericordioso e da oração das comunidades cristãs.

Esta semana é, também, uma ocasião especial para apoiar o nosso Seminário com generosidade, para olhar e sentir o Seminário como elemento importante, autêntico coração da Diocese.

É também uma semana que nos coloca o permanente desafio de intensificar esforços e promover uma adequada pastoral das vocações, uma especial atenção ao acompanhamento dos jovens e ao seu discernimento sobre a própria vocação; a encaminhar para os encontros do Pré-Seminário os adolescentes e jovens que manifestem esse desejo e alguns sinais de vocação à vida sacerdotal.

Seja esta semana um tempo favorável para que cada jovem possa sentir-se amado por Deus e corresponder ao Seu amor, na entrega generosa ao serviço da missão evangelizadora da Igreja. Rezemos, pois, com o Papa Francisco:

Senhor Jesus,
ao passares junto a nós,
olhas-nos com misericórdia,
chamas-nos e escolhes-nos.
Concede-nos a graça de, seduzidos,
nos erguermos para Te seguir.
Que o Teu olhar misericordioso
dê aos sacerdotes a fidelidade,
aos seminaristas, amor à vocação,
aos jovens, alegria para o caminho.
Senhor Jesus,
concede a toda a Igreja,
felizes e santas vocações sacerdotais.
Ámen.

Funchal, 8 de novembro de 2015
+ António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO