Programa Diocesano de Pastoral 2011-2012


Ao percorrer a Diocese do Funchal ao longo deste ano, acompanhando o nosso bispo, D. António Carrilho, nas várias celebrações do 50º aniversário da criação das novas paróquias, na administração do sacramento da confirmação em cerca de 70 das paróquias, e em múltiplas outras actividades pastorais, fui tomando consciência do pulsar cristão” desta porção do Povo de Deus que se estende ao longo da nossa Diocese.
Com o início das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese do Funchal e o dinamismo pastoral de renovação pastoral e comunhão eclesial que se pretende, ao longo dos próximos três anos, com esta celebração, senti que era ainda mais proveitosa a concretização de um desejo de Sua Ex.cia, o Senhor Bispo: um opúsculo que reunisse os principais objectivos da acção pastoral da Diocese, mas também, um calendário que juntasse as várias actividades pastorais que se vão realizando, expressão desse mesmo “pulsar cristão” da nossa Igreja local.
Contudo, a publicação do presente opúsculo tem um objectivo que vai muito mais além do que uma mera exposição de actividades! Ele pretende ser um “instrumento pastoral” que, contendo As Linhas Gerais do Programa Diocesano de Pastoral para os próximos três anos e, mais concretamente, do próximo ano, e incluindo, também, o calendário diocesano com as principais iniciativas pastorais dos vários organismos diocesanos, nos ajude a programar, sem atropelos ou sobreposições, as várias acções tendo em conta os objectivos pastorais diocesanos e, assim, permitir que toda a comunidade diocesana, conhecendo a multiplicidade de acções e eventos, deles possa usufruir.
Estou certo que este opúsculo realizará um dos desejos contidos nas respostas do projecto “Repensar juntos a acção pastoral da Igreja em Portugal”: a comunhão na acção pastoral; e que se tornará verdadeiramente um “instrumento pastoral” fundamental num dinamismo que, esperançosamente, nas palavras do nosso bispo, se deseja ser de “renovação pastoral e comunhão eclesial”.

Pe António Estêvão Fernandes
Secretário Episcopal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO