HOMILIA NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO MONTE

HOMILIA DE D. ANTÓNIO CARRILHO, BISPO DO FUNCHAL
na Solenidade de Nossa Senhora do Monte
Padroeira da Cidade do Funchal e de toda a Diocese
No rosto de Maria, contemplar a excelsa beleza de Deus!

Monte, 15 de Agosto de 2011

“A minha alma glorifica ao Senhor” é o cântico de júbilo e de acção de graças, que ressoa no nosso íntimo, ao celebrarmos o 61º aniversário do dogma da Assunção de Nossa Senhora ao céu, promulgado pelo Papa Pio XII, em 1950.
Neste dia, todos os fiéis têm o olhar fixo no rosto da Mãe, para lhe agradecer tantas graças recebidas, renovar a sua consagração filial e pedir novas bênçãos para a sua caminhada. Com Maria subimos ao Monte e aqui estamos, trazendo os nossos sonhos, sofrimentos e esperanças.
A devoção à Senhora do Monte, Padroeira da cidade e da Diocese do Funchal, remonta aos primórdios do povoamento da Madeira e tem permanecido através dos séculos, mantendo-se viva no coração dos madeirenses e portossantenses, qual memorial da bondade do Senhor, manifestado através da poderosa intercessão da Mãe de Deus e nossa Mãe.
Como sabemos, o culto a Nossa Senhora do Monte foi também largamente difundido e promovido pelos nossos emigrantes nas terras de emigração. Foram muitos aqueles que, com lágrimas nos olhos e o coração cheio de saudades, antes de embarcarem para novas terras, subiam a longa escadaria do Monte e ajoelhavam junto da Santa Mãe de Deus, implorando as suas bênçãos e graças. E são muitos aqueles que aqui tornam, agradecidos, sempre que a vida o proporciona.

Enviar um comentário
VIDEO DE PORTO SANTO