Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

DECRETO

Constituindo missão própria do Bispo a importante e difícil tarefa de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs e o seu dinamismo evangelizador;

Tendo em atenção algumas necessidades pastorais mais urgentes, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana;
Havemos por bem proceder às seguintes dispensas e nomeações pastorais:

1. Cónego José Fiel de Sousa é nomeado Vigário Geral da Diocese e Pároco de São Pedro, no Arciprestado do Funchal. É, por isso, dispensado das funções de Vigário Episcopal da Pastoral, Vice-Reitor do Seminário Diocesano e Pároco do Curral das Freiras.

2. Cónego João Duarte Rodrigues Pita de Andrade é nomeado Cónego Penitenciário da Catedral, nos termos do Cânone 508 do Código de Direito Canónico e do artº 30º dos Estatutos do Cabido da Sé do Funchal, sendo dispensado das funções de Vigário Geral da Diocese.

3. Cónego Ernesto Fernandes de Freitas é dispensado, a seu pedido, por razões de idade e de saúde, das funções de Pároco de São Pedro, no Arciprestado do Funchal.

4. Cónego Carlos Duarte Lino Nunes é nomeado Reitor do Seminário Diocesano do Funchal e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Monte, solidariamente com o Padre Giselo Alberto Vieira Andrade. É também confirmado nas funções de Vigário Episcopal para a Administração e Património, para um novo mandato de três anos. É, por isso, dispensado das funções de Secretário do Bispo Diocesano.

5. Padre Giselo Alberto Vieira Andrade é nomeado Vice-Reitor do Seminário Diocesano do Funchal e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Monte, solidariamente com o Cónego Carlos Duarte Lino Nunes, competindo-lhe as funções de Moderador, nos termos dos Cânones 517§1 e 542-544 do Código de Direito Canónico.

6. Padre Hugo Filipe Almada Gomes é nomeado Prefeito e Ecónomo do Seminário Diocesano do Funchal e Pároco do Curral das Freiras, no Arciprestado do Funchal. Fica também Responsável do Pré-Seminário, cuja actividade pertence a toda a Equipa Formadora do Seminário Diocesano.

7. Padre António Estêvão Fernandes é nomeado Secretário do Bispo Diocesano, Colaborador da Cúria, Director Espiritual do Seminário e Capelão da Comunidade da Quinta das Rosas – Irmãs Vitorianas. É, por isso, dispensado das funções de Administrador Paroquial da Visitação, no Arciprestado do Funchal.

8. Padre Manuel Dias da Costa (OC) é nomeado Director Espiritual do Seminário Diocesano do Funchal.

9. Padre Marcos Fernandes Gonçalves é nomeado Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, sendo dispensado das funções de Director Espiritual do Seminário Diocesano do Funchal.

10. Padre António Héctor de Araújo Figueira é nomeado Coordenador das Comemorações dos 500 anos da Diocese do Funchal, sendo dispensado das funções de membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano.

11. Cónego Manuel de Freitas Luís é dispensado, a seu pedido, por razões de saúde, das funções de Pároco da Graça, no Arciprestado do Funchal.

12. Padre Rui Alberto Fernandes Pontes é nomeado Pároco da Graça e Visitação, no Arciprestado do Funchal, sendo dispensado das funções de Pároco de Santana, Faial e Ilha, no Arciprestado de Santana.

13. Padre Rafael Maria Andrade é dispensado, a seu pedido, por razões de saúde, das funções de Pároco de Santa Maria Maior, no Arciprestado do Funchal.

14. Padre José Pascoal Gouveia Freitas é nomeado Pároco de Santa Maria Maior, no Arciprestado do Funchal, em acumulação com a Paróquia de São Gonçalo, no mesmo Arciprestado.

15. Padre Manuel Jorge Fernandes Neves é nomeado Pároco de Câmara de Lobos, no Arciprestado de Câmara de Lobos, sendo dispensado das funções de Pároco do Estreito de Câmara de Lobos e Garachico, no mesmo Arciprestado.

16. Padre José Luís Gouveia de Sousa é nomeado Pároco do Estreito de Câmara de Lobos, no Arciprestado de Câmara de Lobos, em acumulação com a Paróquia da Encarnação, no mesmo Arciprestado.

17. Padre Agostinho Bonifácio Sousa Nóbrega Santos é nomeado Pároco do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos, em acumulação com a Paróquia do Carmo, no mesmo Arciprestado. É, por isso, dispensado das funções de Administrador Paroquial de Câmara de Lobos.

18. Padre José Afonso Nóbrega Rodrigues é nomeado Pároco de Santana, Faial e Ilha, no Arciprestado de Santana, sendo dispensado das funções de Pároco do Porto Moniz, Santa e Achadas da Cruz, no Arciprestado de São Vicente e Porto Moniz.

19. Padre Fernando Ricardo Gouveia Freitas é nomeado Pároco do Porto Moniz, Santa e Achadas da Cruz, no Arciprestado de São Vicente e Porto Moniz.

20. Padre Élio de Freitas Gomes é nomeado Pároco da Fajã do Penedo, no Arciprestado de São Vicente e Porto Moniz, em acumulação com a Paróquia de Boaventura, no mesmo Arciprestado. É, por isso, dispensado das funções de Vigário Paroquial de São Vicente e Ponta Delgada.

21. Padre Abraão Relva Vieira de Marcos é dispensado das funções de Pároco da Fajã do Penedo, no Arciprestado de São Vicente e Porto Moniz, mantendo-se Pároco de São Jorge e Arco de São Jorge, no Arciprestado de Santana.

22. Padre Duarte Filipe Andrade Gomes é dispensado das funções de Administrador Paroquial da Assomada, no Arciprestado de Machico e Santa Cruz, mantendo-se Pároco da Camacha e Rochão, no mesmo Arciprestado.

23. Cónego Agostinho Rafael Carvalho é dispensado das funções de Administrador Paroquial de Água de Pena, no Arciprestado de Machico e Santa Cruz, mantendo-se Pároco de Santa Cruz e Lombada, no mesmo Arciprestado.

24. Padre Luís Miguel Delgado Pedreiro é nomeado Pároco da Assomada e Água de Pena, no Arciprestado de Machico e Santa Cruz. É também nomeado Assistente Regional Adjunto do CNE – Corpo Nacional de Escutas da Madeira.

25. Padre Manuel Fernando Ribeiro (SCJ) é nomeado Pároco da Serra de Água, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, conforme proposta do Superior Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

26. Padre José Bernardino Abreu da Trindade (SCJ) é dispensado das funções de Pároco da Serra de Água, no Arciprestado de Ribeira Brava e Ponta do Sol, mantendo-se pároco da Ribeira Brava, no mesmo Arciprestado.

27. Padre Marcos Paulo Abreu Pinto foi autorizado a exercer as funções de Capelão Militar na Região Autónoma da Madeira, integrado na Diocese Castrense, em acumulação e sem prejuízo dos serviços pastorais que lhe estão confiados na Diocese do Funchal.

28. Padre Francisco Avelino Vargem Andrade ­ é nomeado Capelão das Irmãs Clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade, na Caldeira, Câmara de Lobos.

29. Diácono Roberto Manuel Sé Aguiar é nomeado colaborador do Rev.do Pároco da Nazaré, Funchal.

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

A tomada de posse dos novos titulares de cargos diocesanos far-se-á juntamente com a posse da nova Equipa Formadora do Seminário Diocesano, no dia 18 de Setembro, numa Concelebração Eucarística presidida pela Bispo da Diocese, às 10.30 horas, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima. A tomada de posse dos novos párocos far-se-á, também, sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado, em datas a anunciar oportunamente.

A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das comunidades que deles se despedem ou os acolhem. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais, os serviços prestados à Igreja, durante os longos anos do seu ministério sacerdotal, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar, dentro das suas possibilidades, em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.

Funchal, 8 de Setembro de 2010
Festa da Natividade de Nossa Senhora

+António Carrilho, Bispo do Funchal
Enviar um comentário

Lançamento ano pastoral

VIDEO DE PORTO SANTO