Oração ecuménica reuniu Pastores e fiéis

Dezenas de cristãos, das Igrejas Católica, Luterana Alemã, Presbiteriana e Anglicana, com os seus respectivos Pastores, reuniram-se ontem no Funchal para assinalar o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos. “Um grande acontecimento que lembra também o início desta celebração há cem anos, em Edimburgo”, disse ao JORNAL da MADEIRA o Pastor Jorge Gameiro, anfitrião deste encontro ecuménico.

“Estamos unidos na oração, mas também no desejo de um maior esclarecimento teológico e das suas implicações práticas, morais e pastorais. Na qualidade da comunhão que o Espírito Santo vai realizando nos caminhos das nossas Igrejas estará a força do nosso testemunho de crentes”, afirmou D. António Carrilho durante a “oração ecuménica”, pela unidade dos cristãos, que ontem à noite decorreu na Igreja Presbiteriana do Funchal.
O Bispo do Funchal referiu-se ainda ao “grande progresso já realizado entre as Igrejas e as Comunidades Eclesiais, após a Conferência de Edimburgo, há cem anos”; e sustentou que “o nosso compromisso comum de continuar as relações e o diálogo são um sinal positivo, qua manifesta quão intenso é o desejo de unidade. Recai, sobre cada um de nós o apelo do Senhor, tendo todos e cada um o direito de se empenharem, para que o anúncio da salvação seja conhecido e acolhido por todo o homem em qualquer lugar”.

Cristãos unidos reforçam credibilidade

Por seu lado, o Pastor Jorge Gameiro, da Igreja Presbiteriana no Funchal e anfitrião desta celebração ecuménica, salientou ao JM o “especial significado desta Oração que, este ano, faz cem anos”, sempre com propósito de “fazer a unidade, mas com credibilidade”. Uma oportunidade também para, entre as Igrejas cristãs, se “falar das nossas missões e acção social que pode ser coordenada, interdependente e, talvez, possamos caminhar nesse sentido”, defende.
Naquela cerimónia participou ainda a Pastora Ilse Berardo, da Igreja Luterana Alemã.
Os cânticos foram entoados pelo Coro da Catedral, com o Maestro Victor Costa.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO