APELO do Sr. Bispo - AJUDA às vítimas do sismo no Haiti

MENSAGEM DO BISPO DO FUNCHAL

D. ANTÓNIO CARRILHO

Apelando à ajuda às vítimas do sismo no Haiti


Estão ainda muito vivas as imagens demolidoras do recente sismo no Haiti e do grande sofrimento que atingiu aquele povo. São imagens que tocam profundamente os nossos corações.
Nesta hora de dor, não podemos deixar de manifestar a nossa mais profunda comunhão de sentimentos e solidariedade, na oração da fé e na ajuda fraterna, para obviar às necessidades básicas e mais urgentes. Como nos sugere o comentário de Jesus à oferta da viúva, que o Evangelho recorda (cf. Mc 12, 41-44), mais do o donativo em si mesmo vale o gesto, que parte do coração de cada um, de acordo com a sua generosidade e possibilidades.
Não esquecemos, por isso, as situações de carência que mais perto de nós se apresentam e reclamam atenção e ajuda. Pelo contrário, poderá ser esta também uma oportunidade de despertar ou intensificar em nós o sentido da fraternidade cristã, que terá de expressar-se, de forma adequada, no concreto da vida quotidiana.
É neste sentido que, como Bispo do Funchal, apelo à colaboração de todos os Diocesanos na ajuda que está a ser organizada e recolhida por várias instituições de solidariedade social, nomeadamente pela Caritas.
Realizando-se, no próximo Domingo, dia 17 de Janeiro, às 16h00, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Cabo Girão, uma solene concelebração Eucarística, no âmbito da Visita da Imagem Peregrina ao Arciprestado de Câmara de Lobos, desde já se anuncia que o ofertório dessa Eucaristia se destinará a apoiar as vítimas do sismo do Haiti e será enviado à Caritas daquele país, através da Caritas Portuguesa. Também, então, rezaremos pelos mortos e seus familiares, bem como por todos os sobreviventes mais directamente afectados pelas trágicas consequências do sismo, pedindo a Deus, por intercessão de Maria-Mãe, a força da fé para assumir o momento presente e a coragem da esperança para reconstruir o futuro das suas vidas e do próprio país.

Funchal, 15 de Janeiro de 2010
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO