A Paróquia como centro da pastoral Vocacional

Ano Sacerdotal, Ano Vocacional

A Paróquia como centro da pastoral vocacional


Ao longo deste ano sacerdotal as comunidades são chamadas a rezar pelas vocações. Muitas são as comunidades que diante do Santíssimo Sacramento organizam um tempo de adoração e de súplica. É tempo de pedir ao Senhor da Messe que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal. Temos consciência que há algo de muito belo a comunicar e a partilhar com os jovens, algo que desafia a liberdade e que por sua vez escutado e respondido pode tornar uma vida mais bela, mais ampla, mais tranquila, mais de Deus.
Todos nas paróquias e movimentos são chamados a não ter medo de propor: “queres conhecer o Seminário?”. Com uma simples pergunta poderá vir a resposta generosa e alegre de um sim. Todos temos de ganhar a ousadia de sugerir, de convidar, de ajudar a encontrar caminhos novos. Não podemos ficar resignados e desanimados porque temos muito trabalho, porque há muito para dar atenção e não se pode chegar a todos. Falamos do que é essencial e mede a vitalidade de uma Paróquia.
Diante de temores não há como recordar que a obra não é nossa e é nas mãos de Deus que nós vamos com confiança e tendo presente que sem Ele nada podemos. A pastoral vocacional nasce nas paróquias, nasce no coração do padre e dos catequistas, no coração das famílias e dos jovens, no coração de Deus.
Todas as paróquias querem ter um padre, mas será que também já deram um padre? É verdade que existe o Seminário e o Secretariado das Vocações. Mas eles não resolvem tudo. A questão vocacional é, antes de mais, da paróquia e, só depois, de um qualquer secretariado.
A vocação não é apenas para se falar durante a semana das vocações como se fosse algo episódico mas é a vida de toda a Igreja em todos os seus momentos. É sinal de crescimento e de maturidade. Deus chama e chama através de tantos sinais e talvez seja por isso que toda a pastoral é vocacional. O padre, como alguém disse, deve ser o animador de animadores vocacionais.

Seminário percorre toda a Diocese em encontros vocacionais

Para que o Seminário seja sentido mais perto de todas as paróquias foram organizados sete encontros, pelos sete Arciprestados da Diocese do Funchal. São convidados a participar todos os rapazes do 7º Ano em diante que queiram reflectir sobre a vocação e conhecer o Seminário através dos encontros do Pré-Seminário. O primeiro encontro do Pré-Seminário no Seminário Diocesano do Funchal será no dia 14 de Novembro, das 10h às 13h.

Calendário dos encontros pelos Arciprestados:


· Domingo, 25 de Outubro, das 14h30 às 16h, na Paróquia dos Prazeres.
· Domingo, 8 de Novembro, das 14h30 às 16h, na Paróquia do Porto Moniz.
· Domingo, 8 de Novembro, das 14h30 às 16h na Paróquia do Livramento.
· Domingo, 8 de Novembro, das 14h30 às 16h na Paróquia de Santa Cruz.
· Domingo, 8 de Novembro, das 14h30 às 16h na Paróquia do Carmo.
· Sábado, 7 de Novembro na Paróquia de Santana.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO