Entrega da Imagem Peregrina à Diocese do Funchal no Santuário de Fátima


12 de Outubro - A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi entregue ao Senhor Bispo do Funchal em Fátima na Capelinha das Aparições.

Mensagem do Sr. Bispo na Capelinha das Aparições

É de grande alegria e profundo significado, para a Diocese do Funchal, este momento celebrativo que vivemos, aqui, na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima.
Em comunhão com todos os peregrinos presentes, estamos nós: Bispo da Diocese, alguns sacerdotes, seminaristas mais velhos, grupos de religiosas e leigos madeirenses, numa verdadeira expressão e em representação daquela Igreja Particular.
Estamos aqui, em espírito de fé e amor filial para com a Santa Mãe de Deus, e muitos de nós teremos a grande alegria e consolação de levar connosco a bela Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que percorrerá, durante os próximos sete meses, até Maio de 2010, as paróquias e algumas instituições da Diocese do Funchal.
E tal como disse, no dia 13 de Maio passado, no Santuário do Cabo Girão, na Madeira, ao anunciar o projecto da Visita de Nossa Senhora, eu “estou certo do fervoroso acolhimento, que lhe será prestado, e de expressivas manifestações de fé, por toda a parte, como penhor dos melhores frutos espirituais e renovação pastoral para a nossa Diocese”.
Será, sem dúvida, um tempo de graça e de bênção para o povo cristão da Madeira e do Porto Santo, cuja devoção secular a Nossa Senhora é bem visível nas numerosas paróquias, igrejas e capelas, dedicadas em sua honra. Tal como na visita à prima Santa Isabel, recordada no texto do Evangelho (Lc 1, 39-45), há pouco escutado, Maria leva consigo, no seu seio e no seu coração, Jesus, Filho de Deus, que ela continua a oferecer-nos como Salvador.
“Estrela da Nova Evangelização”, Maria aponta-nos os caminhos de Jesus, a Boa Nova da Alegria e da Paz, que ilumina a consciência e o coração, conduz à conversão e se traduz em gestos concretos de amor e solidariedade fraterna. Ela continua a repetir aos seus filhos, no hoje da história humana, as mesmas palavras de outrora, em Caná da Galileia: “Fazei tudo o que Ele vos disser”! (Jo 2,5).
A Diocese do Funchal e Fátima estão intimamente unidas numa profunda piedade mariana. É-me grato recordar que, desde 1913, a devoção ao Imaculado Coração de Maria desenvolveu-se na Diocese do Funchal. De facto, quatro anos antes das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, a Madre Virgínia da Paixão, clarissa mística, madeirense, havia recebido, em oração, esta sobrenatural incumbência.
A partir da Cova da Iria, aos pés de Nossa Senhora de Fátima, confirmo a minha comunhão espiritual com os peregrinos deste santuário, os que nos acompanham pela internet, os nossos emigrantes e os caros diocesanos do Funchal, que nos aguardam, com alegria e esperança, no aeroporto, em Santa Cruz, e na Praça do Município, no Funchal, para a grande celebração mariana desta noite, 12 de Outubro.
Pelas dezassete horas iniciaremos, na feliz companhia da Imagem Peregrina, a nossa viagem de Lisboa para o Aeroporto Internacional da Madeira.

Senhora da Boa Viagem,
Virgem Peregrina de Fátima, rogai por nós!

Fátima, 12 de Outubro de 2009
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO