Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Anúncio da Visita da Imagem Peregrina
de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

Caros Diocesanos
É com muita alegria que vos dou a boa notícia da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à nossa Diocese do Funchal, de 12 de Outubro deste ano de 2009 a 13 de Maio de 2010, percorrendo as paróquias, de acordo com um programa a ser preparado.

Remonta ao ano de 1948 a última vinda da Imagem Peregrina ao Funchal. Por este motivo e, sobretudo, pela grande devoção mariana do povo da Madeira e Porto Santo, estou certo do fervoroso acolhimento, que lhe será prestado, e de expressivas manifestações de fé, por toda a parte, como penhor dos melhores frutos espirituais e renovação pastoral para a nossa Diocese.

A auscultação, feita aos sacerdotes e a muitas outras pessoas, manifesta largo consenso e alegria, quanto à vinda da Imagem de Nossa Senhora e aos objectivos pretendidos, num período em que, no seguimento do Ano Paulino, começamos a apontar para uma caminhada preparatória da Celebração dos 500 Anos da Diocese do Funchal, que terá lugar em 12 de Junho de 2014.

Neste contexto e tendo presente o “Ano Sacerdotal”, que decorrerá, por iniciativa do Papa Bento XVI, de 19 de Junho deste ano, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a 19 de Junho de 2010, a preparação da Visita da Imagem Peregrina às paróquias terá na devida conta o tema “Igreja e Missão”, apontando para um maior conhecimento do mistério da Igreja e da sua Missão no mundo. Será oportunidade para aprofundar o sentido das diversas formas de existência cristã – da vida sacerdotal e outras vocações de especial consagração, e da condição laical, de maior compromisso na vida familiar e social: sacerdotes, religiosos, religiosas, membros de institutos seculares e leigos, em geral, ao serviço do Povo de Deus, na Igreja e no Mundo.

Vem a Imagem de Nossa Senhora de Fátima lembrar-nos, de modo particular, o núcleo da mensagem das Aparições da Cova da Iria. Ao exemplo de disponibilidade do “Sim” generoso de Maria para a Encarnação do Filho de Deus, se junta o seu apelo à evangelização do mundo de hoje, apontando caminhos de oração e penitência: mudança de critérios de vida, de atitudes e comportamentos. É a conversão ao Evangelho, à Boa Nova dos ensinamentos de Jesus, à qual nos convida a “Senhora da Mensagem”, como lhe chamou o Papa João Paulo II, em Fátima.

A passagem da Imagem Peregrina pelas paróquias da Diocese constituirá, certamente, um tempo especial de graça: tempo de revisão de vida e conversão pessoal, tempo de oração e de renovação das famílias, dos grupos apostólicos, das comunidades cristãs no seu todo. Para que assim aconteça, será nomeada uma Comissão Diocesana Coordenadora da Visita, que tomará a seu cargo a preparação de propostas de programas e subsídios de apoio para encontros de reflexão, tempos de oração e principais celebrações.

Demos graças a Deus pelos momentos especiais, que vamos viver ao longo de sete meses, e rezemos, desde já, para que saibamos aproveitá-los, respondendo, com generosidade, à recomendação de Maria-Mãe, nas bodas de Caná: “Fazei o que Ele vos disser”! (Jo 2, 5).

Nossa Senhora de Fátima, Senhora da Mensagem, rogai por nós!

Santuário de Nossa Senhora de Fátima,
Cabo Girão, 13 de Maio de 2009

† António Carrilho, Bispo do Funchal
Enviar um comentário
VIDEO DE PORTO SANTO