Convocado Ano Santo Jacobeu 2010

O arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio, convocou oficialmente o Ano Santo para 2010. O anúncio foi feito esta Terça-feira, juntamente com o convite para «todos os diocesanos de Espanha, Europa e de outros continentes, a peregrinar ao túmulo do Apóstolo Tiago». O Ano Santo é um acontecimento «de graça que queremos celebrar e compartilhar com todas as Igrejas particulares», evidenciou o Arcebispo numa conferência de imprensa, apelando ainda para que «não se desvirtue o caminho de Santiago». arcebispo apresentou ainda a sua carta pastoral intitulada «Peregrinos da fé e testemunhas de Cristo Ressuscitado». A carta, que se converte no mapa de qualquer peregrino que chega a Santiago, apresenta o caminho como «um itinerário interior, uma experiência interna que revitaliza a vivência cristã diante do encontro com Deus, com os demais e consigo mesmo».

Na conferência de imprensa foi também apresentado o cartaz oficial do Ano Santo, que retrata os peregrinos entrando pela Porta Santa até a luz, que é o túmulo do apóstolo Tiago. As actividades preparatórias do Ano Santo vão ser marcadas pela peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 3 e 8 de Agosto. Santiago de Compostela vai ainda receber a Peregrinação Europeia de Jovens, de 5 a 8 de Agosto.
Durante o ano de 2010, Santiago vai acolher diferentes encontros e congressos, como o encontro dos delegados diocesanos de Meios de Comunicação da Igreja na Espanha, organizado pela Conferência Episcopal Espanhola e a delegação diocesana de Meios de Comunicação de Santiago de Compostela. Está ainda previsto um Congresso europeu sobre educação e família, em Maio 2010, o Congresso «Humanismo e Progresso», um Congresso Mundial da Família e o Encontro de Famílias. Serão organizadas também exposições e concertos na Catedral, em San Martín Pinario e no Seminário Maior de Santiago.


Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO