Dia Nacional da UCP - Celebrações deste ano centradas nos temas da ética e da verdade

O primeiro Domingo de Fevereiro é por determinação da Conferência Episcopal Portuguesa, o dia nacional da UCP. Este ano o lema escolhido foi “Formar para a Ética e a Verdade”.
É este também o tema abordado na mensagem do Reitor da UCP, Manuel Braga da Cruz, para quem “formar para a ética e a verdade é vocação própria de uma instituição do ensino superior universitário e uma exigência que a todos toca: docentes, investigadores, alunos e funcionários".
Esta exigência ganha particular relevância na Católica, dado que “o Evangelho e a Tradição ensinam-nos que a ética e a verdade se identificam com o seguimento de Cristo, e que a prática da verdade, assim entendida, é sal da terra e luz do mundo”.
“É o desafio subentendido no lema da nossa Universidade: VERITATI (pela Verdade)”, escreve Braga da Cruz.
“Gerir a vida pública, a investigação cientifica, a economia, a cultura ou a educação de modo a dignificar a vida em sociedade requer excelência técnica mas também uma particular sensibilidade para a dignidade humana e o património espiritual dos povos, que permita decidir com clarividência frente à pressão do curto prazo e aos interesses sectoriais”, acrescenta.
Os resultados do peditório de todas as Missas, no dia 1 de Fevereiro, serão orientados para bolsas de estudo à disposição de padres, religiosas, religiosos e leigos que pretendam prosseguir estudos de segundo e terceiro grau na Faculdade de Teologia.
Esta Sexta-feira, no Porto, decorre a Sessão Académica comemorativa do Dia Nacional da UCP.
A "Oração de sapiência" é proferida pelo Director-adjunto da Faculdade de Teologia neste núcleo, Jorge Cunha e será subordinada ao tema “Legalidade, deontologia e ética das Profissões”. Marcam presença na cerimónia o Reitor da UCP, Manuel Braga da Cruz, o Presidente do Centro Regional do Porto, Joaquim Azevedo e o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
Na Sessão Académica terá lugar entrega de cartas doutorais e imposição de insígnias. Serão assim entregues seis medalhas de prata aos funcionários que completaram 25 anos de serviço em 2008, nove cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau no ano passado e a entrega da Medalha de Benemérito ao empresário Américo Amorim.


Agência Ecclesia 30/01/2009

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO