15 Janeiro 2009 - 125 Anos das Irmãs Vitorianas

125 ANOS DA FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS VITORIANAS

No dia 15 de Janeiro, às 11h00, na Igreja do Colégio o Senhor Bispo D. Teodoro de Faria em delegação do Bispo do Funchal presidirá à Eucaristia Solene dos 125 anos da Fundação da Congregação das Irmãs Vitorianas - Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias - pela Irmã Mary Wilson.

Breve história:

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias foi fundada a 15 de Janeiro de 1884, no Funchal-Ilha da Madeira, por Mary Jane Wilson - Irmã Maria de S. Francisco, para tornar presente no mundo os valores do Reino de Deus e colaborar na missão salvadora de Cristo, através do ensino, enfermagem, cuidado às crianças e aos idosos, promoção humana, catequese, pastoral a jovens e adultos. Foi co-fundadora Amélia Amaro de Sá - Irmã Maria Elisabeth de Sá.

Mary Jane Wilson nasceu a 3 de Outubro de 1840, em Hurryhur, região de Mysore, na Índia, de pais ingleses e de religião anglicana, foi educada na Inglaterra. Aos 33 anos converteu-se à Igreja Católica. Ingressou na III Ordem Secular de S. Francisco de Assis, cursou enfermagem e trabalhou no Hospital de S. Jorge em Londres. Em 1981 chegou à Madeira, acompanhando uma senhora doente, esta voltou à Inglaterra, mas Mary Wilson permaneceu na Ilha, a pedido do Bispo do Funchal, D. Manuel Agostinho Barreto dedicando-se à catequese e aos mais pobres de pão, de fé ou de cultura. Em 1907 exerceu caridade heróica, no Lazareto-Funchal, no combate a uma epidemia de varíola, recebendo por isso a condecoração portuguesa de Torre e Espada. Com a implantação da República, em 1910, foi expulsa de Portugal vivendo um ano de exílio na Inglaterra. Voltou à Madeira em 1911 morreu em 1916, no Convento de S. Bernardino em Câmara de Lobos, com fama de santidade.

A Congregação foi agregada à Ordem dos Frades Menores a 21 de Novembro de 1940 pelo Ministro Geral, Fr. Leonardus M. Belo. Segue a Regra e Vida dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular de S. Francisco de Assis, aprovada pelo Papa João Paulo II a 8 de Dezembro de 1982.

O Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora está radicado em vários países: Portugal e Regiões autónomas da Madeira e Açores, Itália, Alemanha, Inglaterra, Moçambique, Angola, República Democrática do Congo, África do Sul, Brasil, Índia, Filipinas, Timor e Tanzânia.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO