Vem aí o Outubro missionário...

Vem aí o Outubro missionário, mês em que se comemora o «Dia Missionário Mundial» (19 de Outubro) e que por excelência é dedicado à Missão Universal da Igreja. Na sua mensagem para o «Dia Missionário Mundial 2008», Bento XVI convida-nos a sermos «Servos e Apóstolos de Jesus Cristo», pois a humanidade tem necessidade de ser libertada e redimida. Esta é a urgência e a prioridade da missão da Igreja e, por conseguinte, de todos os baptizados.
Com o objectivo de ajudar os cristãos a viver «intensamente o mês missionário» e «fazer do resto do ano um tempo forte de missão», as «Obras Missionárias Pontifícias» (OPF) disponibilizam um guião com reflexões para cada semana.

Segue apresentação do guião «Outubro Missionário» pelas Obras Pontifícias Missionária:
«Missão: urgência e prioridade é um slogan que traduz a ideia central da mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Missionário Mundial que celebramos a 19 de Outubro. Após a vivência intensa do Congresso Missionário nacional, estamos em tempo de o celebrar e de viver as orientações que dali saíram para a Igreja portuguesa. Optamos, mais uma vez, por não mexer na estrutura deste Guião: Começamos com as reflexões para cada Semana; apostamos na dimensão celebrativa: Leituras Dominicais, Vigília Missionária, Rosário Missionário, Via-sacra e Preces Diárias.
O Guião “Outubro Missionário” deste ano quis lançar um olhar especial para as questões de “Justiça e Paz”, colocando nas páginas centrais um texto que explica o trabalho da Antena Portuguesa da Rede “Fé e Justiça África-Europa”.
Queremos, igualmente, valorizar a experiência que um padre diocesano está a realizar por terras de Cabo Verde. Não é original, mas continua a ser profundamente simbólica e provocadora para a Igreja em Portugal. Muitas pessoas deram a sua contribuição para garantir a qualidade do Guião. É uma amostra da riqueza que a diversidade de dons, carismas e vocações pode gerar na Igreja e no mundo. Publicamos, em caixa, as efemérides que diferentes famílias e movimentos missionários vivem neste 2008. Queremos que haja mais sintonia entre todos. Enfim, mais não pretendemos que todos os cristãos vivam intensamente o Mês Missionário e façam do resto do ano um tempo forte de Missão».
Página do Guião: http://www.opf.pt/outubromissionario/index-outubro.html
(RONNY MARINOTO) in revista além mar

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO