Discurso da Tomada de Posse


Comunidade da Piedade e Espírito Santo

Sou enviado pelo Senhor Bispo D. António Carrilho a vos servir como pároco, juntamente com o Padre Vítor Gonçalves. Lançarei as redes, aceitando este novo desafio, esta nova aventura na qual Cristo Jesus me chama. Dizia na minha mensagem de despedida das comunidades da Zona Pastoral de São Vicente que um certo dia Jesus desafiou-me a amá-Lo, depois a reconhecê- Lo e, por fim, a servi-Lo. Deixei-me seduzir por este amor de Deus, que toca e inquieta os corações, que vai ao mais recôndito de nós mesmos e nos chama a servir, porque o serviço é uma resposta de amor ao Amor que nos sai ao encontro. Por isso mesmo, a verdadeira medida do ser humano não se mede pelas suas capacidades intelectuais, mas sim pela sua disponibilidade para escutar o chamamento e de lhe responder.
Chego até vós sem saber o que vou encontrar, sem saber o que pode acontecer, trago na bagagem a expectativa, o receio, o entusiasmo, a alegria e a aventura de servir Cristo. Quero exercer esta missão pastoral com a mesma humildade como o meu antecessor Padre Duarte Gomes, capaz de discernir e reconhecer a presença do Espírito nas pessoas e instituições que trabalham para o bem comum. Desde já agradeço o vosso acolhimento e não esqueçais que Cristo está à porta - Ele ama-nos mais a nós do que nós a Ele, não O desiludamos! Que cada um de nós lhe diga: Senhor trabalha em mim! Há tanto que fazer!
Por fim, entrego a minha missão e o meu futuro, e o futuro das comunidades da Piedade e Espírito Santo, nas mãos de Maria, confiando na Sua Protecção. A Ela, Bem-Aventurada Virgem Maria, a Senhora da Piedade, me consagro.

Pe. Hélder Gonçalves

1 comentário:

Sandra Dantas disse...

Auguro que tudo possa correr segundo a vontade de Deus na vossa nova Missão!
Rezo para que o Espírito Santo vos inspire a cada momento!

Um abraço amigo em Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida!

VIDEO DE PORTO SANTO