Programa Pastoral 2014-2015

Programa Pastoral 2014-2015

PROGRAMA PASTORAL 2014-2015

O Papa Francisco, na sua exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, diz-nos que em muitos lugares, há escassez de vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Frequentemente isso fica a dever-se à falta de ardor apostólico contagioso nas comunidades, pelo que estas não entusiasmam nem fascinam. Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas. Mesmo em paróquias onde os sacerdotes não são muito disponíveis nem alegres, é a vida fraterna e fervorosa da comunidade que desperta o desejo de se consagrar inteiramente a Deus e à evangelização, especialmente se essa comunidade vivente reza insistentemente pelas vocações e tem a coragem de propor aos seus jovens um caminho de especial consagração» (Evangelii Gaudium, 107). Cientes de que estamos a atravessar um tempo de “sequidão vocacional” a todos os níveis, as Paróquias do Porto Santo querem fazer  do próximo ano de pastoral 2014-2015 um «Ano vocacional», que terá por lema a frase: “Faz o que Deus espera por ti!”.
Com este lema queremos congregar a todos na missão de construir ao longo do ano, em cada uma das ações que promovemos uma cultura vocacional:
 - Para a própria comunidade cristã e, dentro dela, a comunidade religiosa, para que cheguem a ser expressão viva e atraente de um testemunho vocacional autêntico e credível.
- Para os catequistas e orientadores, que devem encontrar a sua identidade e o seu lugar no conjunto da vida e da missão da comunidade, sem se diluir.
 - Para todos, particularmente para os jovens, aos quais se deve oferecer o incentivo e a ajuda necessária para que projetem a sua vocação à luz de Jesus Cristo.
- Para aqueles que andam “à procura”, especialmente aqueles que devido à idade se encontram num momento de busca e de esclarecimento, e necessitam de uma ajuda qualificada e permanente no seu processo de discernimento.
Ao longo deste “Ano vocacional” gostaríamos que as comunidades e todos aqueles que conosco colaboram ao longo do ano nas mais diversas atividades, se sentissem interpelados e desafiados a perceber, amadurecer e/ou cuidar a sua vocação.



------------------------------------------------------

PROGRAMA PASTORAL 2013-2014


IGREJA EM MISSÃO… ACOLHENDO O ESPÍRITO SANTO

No terceiro ano de preparação para os 500 anos da criação da nossa Diocese do Funchal, temos o seguinte mote para reflectirmos: «O Espírito Santo cria unidade e envia em Missão!». O Espírito Santo, dom de Deus, na diversidade dos seus sete dons enriquece a vida da Igreja, das comunidades do Porto Santo, das nossas famílias e capacitamos para sermos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Na Sagrada Escritura, há diversas imagens que aludem a presença do Espírito Santo: água, vento, nuvem, pomba, selo, fogo, dedo de Deus, unção, etc… Deus, por meio da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, mostra a universalidade da Igreja, onde todos nós somos chamados a colaborar com os nossos próprios dons para a edificação do Reino de Deus no mundo em que vivemos. O Papa Francisco dizia, numa audiência geral, que «não somos todos iguais e não devemos ser todos iguais, pois todos somos diversos, diferentes, cada um com as suas próprias qualidades… e esta é a beleza da Igreja: cada um traz o que é seu, o que Deus lhe deu, para enriquecer os outros». Este é o desafio para os cristãos neste novo ano pastoral: ser portador da força do Espírito, fortalecendo a fé nos sacramentos e na oração; procurando servir o próximo por meio da caridade; e vivendo a esperança em Deus, garante da vida eterna. Actualmente, não podemos ficar indiferentes as inquietações: Quando vou à igreja é como se estivesse a ver televisão (distraído), a ouvir música (abstraído da realidade), a conviver numa festa (conversação), etc…? Como é que eu vou à igreja? Como acolho os dons que a Igreja me oferece, para crescer, para amadurecer a minha fé como um cristão? Participo na vida da comunidade ou vou à igreja e fecho-me nos nossos problemas e intrigas? O Espírito Santo deve purificar o nosso olhar e nos fazer descobrir que a Igreja é a casa de todos, onde todos são filhos e todos estão nessa casa.

Equipa Sacerdotal

------------------------------------------------------
PROGRAMA PASTORAL 2012-2013


IGREJA EM MISSÃO… NA COMPANHIA DA FÉ

Neste novo ano pastoral de 2012/2013, o Santo Padre Bento XVI, através da Carta Apostólica “Porta da Fé”, desafia toda a Igreja Universal, inclusive as nossas paróquias do Porto Santo, a “abrir a porta da fé!” (Act 14,27). Como comunidade de batizados sabemos que a fé não é um simples acreditar no acaso, na sorte ou no incerto, mas é um encontro entre o crente e o próprio Deus. Logo, a fé pressupõe uma abertura da nossa vida, onde Deus na sua simplicidade traça uma história de fé. Não podemos espreitar unicamente por esta porta…. Não podemos esquecer este grande dom recebido… É preciso entrar nela com os dois pés… É preciso olhar para a fé como a porta que nos introduz na comunhão com Deus. Ninguém pode afirmar: “eu tenho a minha fé”, pois a fé faz parte de uma comunidade crente, como está patente no símbolo da fé, a oração do Credo, que rezamos todos os domingos e que reúne as palavras sobre as quais está edificada com solidez a fé da Igreja. Na continuidade da celebração dos 500 anos da nossa Diocese, foi escolhido o lema “Jesus Cristo caminha connosco e reparte o pão”. Jesus é o nosso amigo de viagem que percorre o caminho da nossa vida, que ilumina as dúvidas e as incertezas da nossa fé e que celebra connosco o grande banquete eucarístico. Em suma, vamos todos como comunidade: “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidencia sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (Porta da Fé, 2) para que o ano da Fé seja “uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Porta da Fé, 6). A Equipa Sacerdotal deseja que este ano pastoral seja um ano cheio de frutos espirituais para cada um e para todas as nossas comunidades sabendo que caminhando com Jesus encontraremos a fé. 
 Equipa Sacerdotal










Para aceder ao Programa Pastoral em panfleto carregue aqui
------------------------------------------------------
PROGRAMA PASTORAL 2011-2012

Programa Pastoral 2014-2015

IGREJA EM MISSÃO… NO AMOR DE DEUS PAI

Caros paroquianos do Porto Santo, vamos iniciar um novo ano pastoral! Neste ano é-nos proposto aprofundar a primeira pessoa da Trindade, o Pai Deus, segundo o Plano Diocesano de Pastoral.
A nossa Diocese caminha a passos largos para um grande momento histórico, vai celebrar os 500 anos em 2014. Por isso, ao vivermos este momento celebrativo somos convidados e desafiados a refletir neste ano de preparação (2011-2012) a figura do Pai, que acolhe e congrega os seus filhos. Deus é sem dúvida Aquele Pai que, desde o princípio da criação, abriu os Seus braços esperando sempre que os filhos regressassem para lhes poder falar com palavras de amor porque o Seu único desejo é amar.
Um novo ano pastoral, significa também uma mudança, embora os próximos tempos sejam difíceis. Deus é a nossa única esperança. Mesmo em tempo de crise, não devemos desanimar, abramos o coração e a mente para conhecer mais profundamente o amor que Deus Pai tem por nós. Façamos todo o esforço possível de sermos mais comprometidos e responsáveis pelas comunidades, nas famílias e levemos a toda a gente a boa nova da Sua Palavra. Este é de facto uma oportunidade única de conhecer o Pai Deus que acolhe e congrega todos os seus filhos na sua Igreja ou seja na “família de famílias”.
Finalmente, façamos das nossas paróquias centros de fé e verdadeiros motores da nova evangelização onde emana o suave perfume de Deus Amor. Por isso pedimos a Maria, nossa Mãe, Estrela da Nova Evangelização, que ajude-nos a concretizar todos os nossos projectos nesta primeira etapa rumo aos 500 anos da nossa Diocese no amor de Deus Pai.
Equipa Sacerdotal




VIDEO DE PORTO SANTO