50º aniv. Espírito Santo



MEMÓRIA DO 50º ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA DO ESPÍRITO SANTO
Veni Creator Spiritus
Segundo a tradição, o Cântico do Veni Creator Spiritus (Vinde Espírito Criador), foi entoado pelo Sacerdote durante a coroação do Imperador, na primeira Festa do Divino Espírito Santo.
Vinde Espírito Criador, visitai as almas vossas,
enchei da graça do alto, os corações que criastes.

Sois chamado consolador, o dom de Deus Altíssimo, fonte viva,
fogo, caridade e unção espiritual.

Sois formado de sete dons, o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai que inspira as palavras.

Iluminai os sentidos, infundi o amor nos corações,
fortalecei para sempre os nossos corpos enfermos.

Afastai o inimigo, dai-nos a paz sem demora,
e assim guiados por Vós, evitaremos todo o mal.

Fazei-nos conhecer o Pai e revelai-nos o Filho,
para acreditar sempre em Vós, Espírito que de ambos procedeis.

Glória seja dada ao Pai e ao Filho que da morte ressuscitou
e ao Espírito Paráclito, pelos séculos dos séculos. Amén

Tradução feita do Latim




Encerramento da Semana Aniversária da Visita da Imagem Peregrina 06.03.11

Quadras em Louvor de Nossa Senhora Peregrina
um ano depois da sua passagem pelo Porto Santo

Hoje 06 de Março foi colocada a nova coroa da Imagem de Nossa Senhora de Fátima da Paróquia do Espírito Santo, fazendo memória do 1º aniversário da visita da Imagem Peregrina ao Porto Santo, como também do 50º aniversário dessa mesma paróquia.
Há precisamente um ano
Que a Virgem Peregrina nos deu grande alegria
Percorrendo toda a nossa Ilha e outros lugares
Para de novo voltar para a Cova de Iria.

O Povo do Porto Santo

Viveu esta data com muita alegria e emoção
Rezando, chorando e cantando
Todos com muita devoção.

Com dedicação e empenho dos Senhores Padres Hélder e Victor
Tudos se fez para nada falhar
Desde a chegada da Senhora Peregrina ao Aeroporto
Até ao Encerrameto na Praça do Barqueiro no Altar.

No local ocorreram muita gente
Foi uma cerimónia cheia de fé
Nem todos poderam ficar sentados
A maior parte ficou de pé.

Quando aos três pastorinhos
Aparecestes sobre a azinheira
Todo o Portugal sentiu a tua presença
Como Mãe verdadeira.

Senhora só tu tens a dita
de um grande amor
Lança o teu olhar piedoso
sobre o pobre pecador.
por Manuel Inácio Rodrigues
no Encerramento da Semana Aniversária da Visita da Imagem Peregrina ao Porto Santo na Igreja do Espírito Santo - 06.03.11


Celebração Diocesana dos 50 anos das novas paróquias


Veja as fotos da Celebração Diocesana dos 50 anos das novas Paróquias na Catedral do Funchal no dia 30 de Janeiro 2011

Representação das Paróquias do Porto Santo na Catedral do Funchal



Representação das paróquias do Porto Santo na grande celebração diocesana dos 50º aniversário da criação das novas paróquias, no dia 30 de Janeiro de 2011 na Catedral do Funchal.

HOMILIA DO SR.BISPO NA CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DAS NOVAS PARÓQUIAS


Paróquias, comunidades cristãs vivas e apostólicas!
A Diocese do Funchal está em festa!

É pois, com imensa alegria, que saúdo as paróquias aqui representadas, vindas de longe e de perto, respondendo ao convite que a todas dirigi para a grande Assembleia Diocesana desta tarde. Saúdo, de modo especial, aquelas comunidades paroquiais que ao longo deste ano comemoram, festivamente, os 50 anos da sua criação.
Viestes com os pendões, estandartes, faixas e outros distintivos das vossas paróquias, tornando-as presentes neste espaço da nossa Catedral, igreja-mãe da Diocese, centro da comunhão diocesana, em redor do Bispo, Pastor do Povo de Deus, e do seu Presbitério.
Viestes em ritmo processional e em prece, testemunhando a alegria da fé, ao som das melodias das vossas festas e procissões, que as Bandas Filarmónicas, trazidas de cada Arciprestado, asseguraram, elevando o nosso espírito para Deus.
A Diocese do Funchal está em festa! Sede todos muito bem-vindos à nossa Catedral: excelentíssimas autoridades regionais e locais; sacerdotes, diáconos e seminaristas; religiosos, religiosas e outros membros de institutos de vida consagrada; e leigos, individualmente ou nas suas associações e movimentos. Sede muito bem-vindos todos quantos quisestes participar nesta grande celebração jubilar, de tão rico e profundo significado eclesial.



Manifestação pública de fé e comunhão
“Paróquia, Igreja em Missão” é o título da Mensagem Pastoral que, em 24 de Novembro passado, dirigi à Diocese, a propósito dos 50 anos da criação das novas paróquias (1961-2011), por Decreto do Bispo D. David de Sousa. Nela recordei as razões, os objectivos e o alcance pastoral dessa iniciativa, e apontei as comemorações desta data jubilar como oportunidades para avaliar a vitalidade cristã das nossas comunidades e perspectivar o seu futuro, com projectos renovadores de resposta às necessidades e às interpelações actuais da Sociedade e da Igreja.
Como escrevi então, além das celebrações e actividades comemorativas que tenham lugar em cada Paróquia e Arciprestado, “a Diocese, no seu todo, não pode deixar de bendizer e dar graças a Deus por tantas bênçãos recebidas ao longo destes 50 anos”. E acrescentava que, juntos, na tarde do dia 30 de Janeiro de 2011, faríamos “justa memória do Bispo D. David de Sousa, lembrando as novas paróquias e as outras donde elas foram desmembradas”.
Com este anúncio, ficou o convite aos católicos de toda a Diocese para esta grande Festa, pedindo aos Reverendos Párocos o seu maior empenho para dinamizarem e organizarem, com os fiéis, a melhor participação das suas paróquias.
Para preparar esta Celebração Diocesana reuniu-se o Conselho de Arciprestes que achou por bem apontar para uma grande Assembleia, trazendo ao Funchal o maior número possível de paróquias. Estabeleceu-se, então, o programa da tarde do dia 30 de Janeiro, como manifestação pública de fé e comunhão, que constará de um Cortejo Comemorativo, do Jardim Municipal do Funchal para a Sé, e de uma solene Concelebração Eucarística, com a participação organizada de todos os Arciprestados.
É para esta grande Assembleia Diocesana que venho convidar todas as Paróquias da Diocese, com os seus sacerdotes, religiosos(as), outros membros de institutos de vida consagrada, leigos, todo o Povo de Deus em geral.
Conscientes de que a Igreja somos todos nós – Bispo, sacerdotes, religiosos(as) e leigos – ao fazermos esta memória da criação das novas paróquias, há 50 anos, elevamos também a Deus a nossa prece agradecida por todos aqueles que, vivos ou falecidos, de algum modo estiveram ligados à concretização do arrojado projecto de D. David de Sousa, empenhando-se na construção das novas igrejas e espaços pastorais, mas sobretudo na edificação de comunidades cristãs vivas. “Paróquias, Igreja em Missão”!

Funchal, 15 de Janeiro de 2011
† António Carrilho, Bispo do Funchal

HINO PARA O 50º ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DAS NOVAS PARÓQUIAS DA DIOCESE DO FUNCHAL, Letra: Pe Giselo Andrade e Música: Pe Ignácio F. Rodrigues

Rejubila Povo de Deus,
ergue ao alto o teu coração!
Paróquia és Bênção dos Céus,
de uma Igreja sempre em Missão.

A semente à terra lançada,
sob o orvalho de Deus floresce.
Seara abundante, escolhida,
que em Cristo germina e cresce.

Pequenino rebanho disperso,
conheces a solidão e a dor.
As ovelhas encontram abrigo,
no coração de Jesus Bom Pastor.


Na aventura plena de Esperança,
meio século de vida e de luz.
No Espírito cresce a Paróquia,
Amor eterno, brotando da Cruz.

Imprima a Pauta da Música aqui...

Parabéns Senhor Padre Isidro
e a todos que por aqui passaram
uns continuam cá na terra
outros o Senhor os chamaram.

O Povo do Porto Santo inteiro
estão todos cheios de alegria
nem só por ser Festas de Natal
mas também por este grande dia.

É uma grande alegria
beleza e cheia de encanto
de termos a grande dita
da nossa paróquia ser
o Divino Espírito Santo.

Foi no Pentecostes
que desceu sobre os apóstolos e Nossa Senhora
descei sobre todos nós com a chama do vosso amor
Vinde divino Espírito sem demora.

Esta capela pequenina e bela
além dos paroquianos recebe outro que tem fé
muitas vezes o seu interior fica cheio
outros que ficam no adro a maior parte de pé.

Para os nossos bons pastores
que são alegria deste povo
vamos dar as Boas Festas
e um Feliz Ano Novo.
Sr. Inácio



Fotos da celebração das Bodas de Ouro da Paróquia do Espírito Santo, presidida pelo Senhor Padre Isidro Rodrigues, primeiro pároco do Espírito Santo em 1961
Na comemoração dos 50 anos da nossa paróquia queremos agradecer-vos Senhor pelos dons que nos cumulastes ao longo deste meio século.
Muitas pessoas aqui presentes certamente que se recordam da Eucaristia solene que celebrou a criação da nova paróquia, por Decreto de D. David de Sousa.
Apesar das dificuldades que se enfrentavam então e dos poucos recursos, o povo acolheu com grande alegria essa nova. A nova paróquia do Espírito Santo veio valorizar o meio rural e dar-lhe o que tanto aspirava, pois era muitos os sacrifícios para que o povo desta zona da ilha pudesse se deslocar para a Igreja Matriz.
Muito tempo se passou entretanto e naturalmente algumas transformações aconteceram, mas o que permanece igual é sem dúvida a autenticidade do povo desta paróquia.
Temos procurado com muito esforço e dedicação manter genuínas as suas tradições e festas religiosas dando vida a nossa paróquia. Nas bodas de ouro que hoje se comemoram, não queremos esquecer todos os quantos contribuíram para a existência e permanência desta paróquia, muito especialmente os sacerdotes que por aqui passaram, alguns dos quais já partiram deste mundo. Que o Senhor os receba na sua glória.
A festa é maior porque temos connosco o Senhor Padre Isidro Rodrigues o primeiro pároco desta paróquia. Agradecemos Senhor Padre, com muito carinho a sua disponibilidade e gentileza de ter vindo enriquecer este dia tão especial para a nossa comunidade paroquial. Um agradecimento também aos Senhores Padres Hélder e Victor, que actualmente são os nossos pastores. Que o Espírito Santo os cumule de bênçãos.
A nossa paróquia é pequena, simples e pobre. A imagem do menino nascido em Belém despojado de riqueza. A sua maior riqueza resida no seu humilde povo.
Assim rogamos ao Senhor que olheis por este povo. Concedei a todos os dons do Espírito Santo a quem é dedicada esta paróquia. A festa é simples mas é nossa e a festa maior é no íntimo do nosso coração.
Sra. Paula Correia


Neste dia tão festivo
para a nossa paróquia e Porto Santo
estamos aqui reunidos
para agradecer ao Divino Espírito Santo.

Vamos fazer uma oração
pelos sacerdotes que aqui estiveram
alguns já cá não estão
porque já faleceram.

E nesta pequena e linda Capela
que visitantes e paroquianos
fazem as suas orações
ao longo destes cinquenta anos.

Fizemos algumas peças de teatro
todos com uma boa intenção.
Arranjamos algum dinheiro
para primeira reparação.

Já se passaram mais de 40 anos
não pode ficar no esquecimento
há coisas que ficam na memória
e nunca vão do pensamento.

É uma grande alegria
estar nesta família paroquial
para vivermos sempre unidos
Senhor livrai-nos de todo mal.

Estão de parabéns o Senhores Padres Hélder e Victor
que trabalham para o bem das nossas almas
para comemorar este grande dia de festa
uma grande salva de palmas.

Senhor Inácio, na Eucaristia de Acção dos 50º aniversário do Decreto de D. David Sousa na Criação de algumas paróquias


Foi uma alegria muito grande para todos nós de modo especial para as pessoas idosas que já lhe custavam ir à Igreja da Senhora da Piedade.
A nossa paróquia era pobre mas alegre e rica na fé. Eram outros tempos. Se havia alguma falta na Igreja tudo se fazia para que se recolhe-se. Todos colaboravam com sacrifício mas cheios de boa vontade.
Era uma comunidade que vivia com dificuldades mas não cruzavam os braços, iam em frente com a ajuda do Espírito Santo. Fazendo romagens, teatro, sessões, etc... para resolver os problemas da paróquia.
Quero agradecer ao Senhor os 50 anos que aqui trabalho, porque aquilo que se faz ou se dá para a igreja somos sempre recompensados.
Quero pedir ao Espírito Santo que haja sempre operários para trabalhar na vinha do Senhor, porque a messe é grande mas os operários são poucos.
Senhora Paula Correia na Eucaristia de Acção dos 50º aniversário do Decreto de D. David Sousa na Criação de algumas paróquias





DECRETO
sobre
-------------------------
DOM DAVID DE SOUSA
BISPO DO FUNCHAL
-------------------------
FUNCHAL
1960
para conhecer e ler o Decreto por favor clique aqui....
VIDEO DE PORTO SANTO