A Diocese do Funchal foi criada a 12 de junho de 1514, através da Bula Pro Excelenti Praeminentia do Papa Leão X. Foi esta a primeira e maior diocese após o início da expansão da Península Ibérica, fora das fronteiras europeias, recebendo como território as terras já descobertas e a descobrir pelos portugueses.
Dezanove anos mais tarde, em 31 de janeiro de 1533, foi elevada a arquidiocese até julho de 1551, tendo como sufragâneas as dioceses com presença portuguesa nos Açores, Brasil, África e Oriente.
Tradição espiritual cristã
Foi a Fé que impulsionou e sustentou o processo histórico de desenvolvimento da Madeira e Porto Santo: com a fé se foi tecendo a identidade do nosso povo, que bebe na tradição espiritual cristã grande parte dos seus valores e nela encontra um sentido de esperança, um horizonte aberto à vida e ao mundo.
Nestes 500 anos quantas histórias maravilhosas de santidade nos iluminam; quantas obras inflamadas de misericórdia e do génio da caridade: no impulso do Evangelho fundaram-se hospitais, trataram-se os doentes da peste, socorreu-se a fome, atendeu-se aos órfãos e aos idosos; quanto serviço silencioso e apaixonado no campo da educação: criaram-se escolas e dinâmicas pedagógicas, numa aposta clara na pessoa humana. O Cristianismo, podemos dizer, tem sido entre nós uma constante sementeira de cultura, cidadania e solidariedade.
Foi, pois, com imenso júbilo que iniciámos as celebrações jubilares dos 500 anos da Diocese, no dia 12 de Junho de 2011, Domingo de Pentecostes, com uma solene Eucaristia, na Sé, presidida pelo Senhor Núncio Apostólico, em Portugal, D. Rino Passigato.
Renovação pastoral e comunhão eclesial
Auscultando os órgãos próprios e com a colaboração alargada dos agentes pastorais, toda a Diocese se empenhou num projeto trienal preparatório, assumindo-se como “Igreja em Missão” (lema das comemorações) e apontando para a construção de “comunidades cristãs vivas e apostólicas”. Para isso se traçaram linhas pastorais operativas, que suscitassem em cada paróquia e arciprestado propostas de renovação pastoral, de acordo com as necessidades locais e a convergir para grandes metas do conjunto, a celebrar em significativas assembleias diocesanas.
Conduzidos por Deus Pai que “acolhe e congrega os Seus filhos” e por Jesus Cristo, que “caminha connosco e reparte o Pão” (da Palavra e da Eucaristia), celebrámos a grande “Festa das Famílias” (2012) e demos particular relevo à Solenidade do Corpo de Deus (2013). E neste ano de 2014, especialmente dedicado ao Espírito Santo, que “cria unidade e envia em missão”, temos agora, de 8 a 15 de Junho, uma “Semana Jubilar”.
Nela se integram dois momentos celebrativos especiais: uma solene concelebração eucarística, na Sé do Funchal, no dia 12 de Junho (data da bula da criação da Diocese), e a grande Assembleia Diocesana Jubilar, na tarde do domingo, dia 15 de Junho, no Estádio dos Barreiros, com uma coreografia alusiva aos 500 anos e uma solene Eucaristia, concelebrada por sacerdotes e bispos de diversos pontos do país e do estrangeiro.
A importância da vivência pastoral e do testemunho eclesial desta hora tão significativa, levou-nos a convidar D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, como Metropolita da Diocese do Funchal e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, para presidir à celebração do dia 12; e a solicitar ao Santo Padre um enviado especial para a grande Assembleia Diocesana do dia 15.
Muito agradecidos, desde já vos posso anunciar que teremos connosco, nessa tarde, como enviado especial do Papa Francisco, Sua Eminência o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Seja a sua presença prova de reconhecimento do dinamismo missionário, que marca o passado desta Diocese e que queremos reavivar em compromissos de nova evangelização.
Nesses dias, contaremos também com a presença de Sua Excelência o Senhor Núncio Apostólico e de alguns Bispos de Portugal e das dioceses, que estiveram ligadas à Madeira, estando já confirmados o Arcebispo de São Salvador da Baía (Primaz do Brasil) e os Bispos de Angra (Açores), Santiago e Mindelo (Cabo Verde), e São Tomé e Príncipe.
O programa das comemorações
A par das celebrações já referidas, realizam-se outros eventos de carácter artístico e cultural, que constam do programa da Semana Jubilar. Dele destaco os concertos e a apresentação do livro “Diocese do Funchal – Paróquias e Oragos”, da medalha comemorativa e de uma carteira de seis selos postais alusivos aos 500 anos. A Semana Jubilar integra, ainda, o “Dia do Catequista” (dia 10), uma celebração evocativa da primeira Missa na Madeira, em Machico (dia 11), e uma exposição de arte sacra que refletirá a identidade desta porção do povo de Deus, nos seus dinamismos de vivência da fé e de missionação, intitulando-se, por isso, “Até aos confins da terra”.
Ainda no aspeto cultural e artístico não podemos deixar de referir o Congresso Internacional “Diocese do Funchal, a Primeira Diocese Global – História, Cultura e Espiritualidades”, a realizar-se nos dias 17 a 20 de setembro, organizado por diversas instituições científicas, em união com a Diocese do Funchal; e a inauguração de uma escultura alusiva à efeméride, no encerramento das comemorações, em data a determinar.
Auguramos que estas comemorações dos 500 anos da Diocese possam contribuir para avivar a memória dos nossos valores, criar novos projetos e novas formas de  compromisso da Igreja com as pessoas e a sociedade do nosso tempo. Recordando o passado no presente, saibamos responder aos novos desafios com que nos deparamos no campo da fé e da cultura, da ação educativa e social.
Confiamos à Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – o nosso desejo e grande empenho em edificar comunidades cristãs vivas e apostólicas, renovar as nossas festas e tradições, reavivar e intensificar o espírito missionário das instituições da Igreja, que se há de apresentar, cada vez mais, como verdadeira “Igreja em Missão”!

Funchal, 17 de Maio de 2014
† António Carrilho, Bispo do Funchal