“Cancro sobre Rodas”


O “Cancro sobre Rodas”, é um projecto educacional dirigido a toda a comunidade Madeirense. É um “Rodar”/ "Rondar" pelas Ilhas inteiras espalhando aos “4 ventos” o significado da palavra Cancro e como o mesmo pode ser vencido, através da prevenção e de adopção de estilos de vida saudáveis. 
Pretendemos enunciar os objectivos propostos, (alimentação e exercício físico entre outras práticas preventivas) associadas à doença oncológica, bem como a outras patologias. Reforçar-se-á os estilos saudáveis, e atendendo em particular ao fato de todo o Arquipélago da Madeira ser virado ao mar, sublinhar a importância da utilização de protectores solares e o uso do chapéu, muito associado com o cancro da pele. Sob a forma de Conversas Soltas entre médicos, enfermeiros e assistência, temos como objectivos a Educação para uma Vida Saudável; a Informação sobre a Doença e a sua Prevenção; a Dismistificação do Cancro; Esclarecimentos em geral sobre a doença; Formas de a encarar e conviver com ela. 
Importantíssimo: Educar para a prevenção. Denominamos CONVERSAS SOLTAS para, precisamente, incitar a um diálogo que se quer profícuo, mas simples e informal, entre os orientadores das Conversas e os assistentes, por forma a conseguirmos uma informação útil e um esclarecimento eficaz sobre toda esta matéria. Formaremos uma equipa com a presença de um ou outro médico, que poderá, eventualmente, variar dependendo das suas disponibilidades, a presença de psicólogos, de enfermeiros e de voluntários interessados nesta participação, com vontade de dar o seu testemunho, sempre pela positiva, de Lutador, Vencedor, familiar/pessoa significativa de um doente, considerados necessários para o bom andamento do Projecto. Os enfermeiros e psicólogos farão a sua intervenção baseados na esperança associada à parte emocional e aos apoios existentes para o doente e respectivos familiares e/ou pessoas significativas, concretamente no apoio emocional, psicológico e grupos de apoio/diálogo, a fomentar de forma importante. Parece-nos importante que se inclua entre os preletores, Médicos de Família e Enfermeiros dos Centros de Saúde, quer pela sua proximidade à comunidade quer pelo conhecimento da sua realidade. Por fim o testemunho de um/a “Lutador(a) /“Vencedor/a” , que deverá ser escolhido pelo seu carisma. E ainda e para finalizar um extra: pequenas “HISTÓRIAS DE ARREPIAR, HISTÓRIAS DE ENCANTAR” - um antigo sonho da Voluntária ANA AZINHAIS, a que se tentará dar Vida. Queremos, aqui, e porque no decorrer das Conversas Soltas, há inúmeras “Histórias de Arrepiar, Histórias de Encantar”, desafiar os protagonistas dessas Histórias a porem-nas no papel. Quem sabe se num futuro, próximo ou mais afastado, não as conseguiremos colocá-las em livro?
A Responsável pelo projecto Carmo Melvill de Araújo 
2ª Secretária da Assembleia Geral do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra O Cancro.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO