Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal


Por Decreto de hoje, dia 8 de Setembro, Festa da Natividade de Nossa Senhora, Sua Ex.cia Rev.ma D. António Carrilho, Bispo do Funchal, procedeu às seguintes dispensas e nomeações pastorais:

1. Padre Rogério Orlando de Freitas Vieira – dispensado, a seu pedido, por motivos de saúde, de Pároco do Caniço e Eiras.
2. Padre Rui Alberto Fernandes Pontes – Pároco do Caniço e Eiras, sendo dispensado de Pároco da Graça e da Visitação.
3. Padre José Teixeira Marques – dispensado, a seu pedido, por motivo de idade, de Pároco do Rosário, Feiteiras e Lameiros.
4. Padre Hugo Filipe Almada Gomes – Pároco do Rosário, Feiteiras e Lameiros, sendo dispensado de Pároco do Curral das Freiras, da Equipa Formadora do Seminário e de Responsável do Pré-Seminário.
5. Padre Luís Miguel Lira Baptista – Pároco do Curral das Freiras e da Graça, sendo dispensado da Equipa do Pré-Seminário e da sua colaboração na Paróquia de São Pedro.
6. Padre Óscar Xavier Heliodoro Andrade – Pároco da Visitação, mantendo-se Vigário Paroquial de Santo António.
7. Padre João de Freitas Mendonça – dispensado de Pároco de São Roque do Faial, mantendo-se Pároco do Porto da Cruz.
8. Padre José Afonso Nóbrega Rodrigues – dispensado de Pároco do Faial, mantendo-se Pároco de Santana e Ilha.
9. Padre Abrãao Relva Vieira de Marcos – Pároco do Faial e de São Roque do Faial, sendo dispensado de Pároco de São Jorge e do Arco de São Jorge.
10. Padre Ronald Isaías Alves Vieira – Pároco de São Jorge e Arco de São Jorge.
11. Padre José Estêvão Domingos – dispensado de Pároco da Achada (Gaula), mantendo-se Pároco de Gaula.
12. Padre Paulo Sérgio Cunha da Silva – Pároco da Achada (Gaula) e Vigário Paroquial de Santa Cruz.
13. Padre Vítor Apolinar Abreu Gonçalves – Membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano, Responsável pelo Pré-Seminário, e Vigário Paroquial de São Pedro, sendo dispensado das funções de Pároco “solidário” das paróquias da Piedade e do Espírito Santo, na Ilha do Porto Santo.
14. Padre Fábio Rodrigues Ferreira – Pároco da Piedade e do Espírito Santo, na Ilha do Porto Santo, “solidariamente” com o Padre Hélder Reinaldo Abreu Gonçalves, continuando este como Moderador, nos termos dos Cânones 517§1 e 542-544 do Código de Direito Canónico.
15. Padre Fernando Eusébio de Castro (odb) – dispensado das funções de Pároco de Fátima.
16. Padre José Clemente dos Santos (odb) – Pároco de Fátima, conforme proposta do Superior Provincial dos Sacerdotes Salesianos.
17. Padre José Anastácio Gouveia Alves – autorizado a colaborar na assistência religiosa aos emigrantes, na Paroquia Portuguesa da Diocese de Paris, em Gentilly, a convite da Obra Católica Portuguesa das Migrações. Cessa, por isso, a missão que lhe estava confiada na Missão Católica Portuguesa, em Lausana (Suiça).
18. Diácono Rui Daniel Fernandes da Silva – colaborador do Rev.do Pároco da Nazaré, e Membro da Equipa do Pré Seminário.
19. Diácono Pedro Filipe Góis Nóbrega – autorizado a concluir a sua Formação Teológica na Universidade Católica Portuguesa, colaborando pastoralmente na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Benfica, no Patriarcado de Lisboa.
Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.
A tomada de posse dos novos párocos far-se-á sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado, em datas a anunciar oportunamente.
A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das comunidades que deles se despedem ou os acolhem. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais, os serviços prestados à Igreja, no exercício do seu ministério, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.

Secretaria Episcopal do Funchal,
08 Setembro 2012

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO