MENSAGEM PASTORAL DO BISPO DO FUNCHAL - FESTA DAS FAMÍLIAS

FESTA DIOCESANA DAS FAMÍLIAS
Mensagem Pastoral do Bispo do Funchal
A encerrar o primeiro ano do plano trienal de preparação para o grande jubileu dos 500 anos da criação da Diocese do Funchal, vai realizar-se, no próximo dia 3 de Junho, no Complexo Desportivo de Água de Pena (Machico), uma grande assembleia de famílias cristãs da Madeira e Porto Santo, a Festa Diocesana das Famílias.
De acordo com o programa pastoral deste ano, será o culminar de uma caminhada de especial atenção à família e à organização da pastoral familiar nas paróquias da Diocese, e de renovação dos movimentos apostólicos, que a desenvolvem e apoiam. Devidamente ajudada, a família cristã há-de assumir-se e aparecer, como verdadeira comunidade de vida e de amor, testemunhando, deste modo, a alegria e a força espiritual do sacramento do matrimónio.
Será um dia de festa, preparado e coordenado pelo Secretariado Diocesano da Família, em articulação com os Secretariados Diocesanos da Educação Cristã (catequese e escolas) e da Pastoral Juvenil, e com os Movimentos Familiares. Uma festa diocesana que se desenvolve a partir do encontro e convívio das famílias, por paróquias e arciprestados, durante a deslocação ou caminhada para o local da grande Assembleia, que se concentra na tarde daquele domingo, de acordo com o programa e as orientações hoje publicadas.

A alegria do matrimónio
É, por isso, muito importante todo o trabalho preparatório e organizativo, que possa ser feito nas comunidades paroquiais e respectivos arciprestados, em ordem à sua participação, certos de que valerá a pena caminhar ao encontro uns dos outros para saborear e partilhar a alegria de viver cada família o projecto do matrimónio cristão.
Naquele dia, a actividade pastoral da Diocese converge para a Festa das Famílias, na certeza de que, nas paróquias e capelanias, haverá a devida compreensão para que se alterem e adaptem os horários das eucaristias dominicais, na medida das necessidades, e se suspendam, nesse dia, outras actividades ou tradições. É o caso, por exemplo, das Visitas do Espírito Santo que, em princípio, deveriam fazer-se, de modo a terminarem no próprio Domingo de Pentecostes, a grande solenidade litúrgica do Espírito Santo.
O dia 3 de Junho é, no calendário litúrgico, o domingo da Santíssima Trindade. Nele se celebra o mistério de Deus, na íntima e profunda comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Este amor de Deus-Trindade há-de reflectir-se, também, na união entre todos os membros das nossas famílias, animando-as e fortalecendo-as, tornando-as um “sinal luminoso do amor de Deus no mundo” (João Paulo II).
Pensando no alto significado deste dia, vamos incluir na Eucaristia da Festa, em espírito de louvor e acção de graças, a renovação dos compromissos matrimoniais dos casais presentes, com uma bênção espiritual para aqueles que tenham celebrado ou ainda celebrem as bodas de prata, bodas de ouro e de diamante dos seus casamentos, durante este ano de 2012. Àqueles que se inscreverem nas suas Paróquias, ser-lhes-á dado o correspondente diploma jubilar, assinado pelo Bispo Diocesano. Pede-se, por isso, aos Reverendos Párocos que recebam as respectivas inscrições e as enviem à Cúria Diocesana, até ao dia 13 de Maio.

Convite à Festa
Vamos à Festa das Famílias, no próximo dia 3 de Junho. Viveremos esse grande dia, em comunhão e sintonia com o Papa Bento XVI e os milhares de famílias de todo o mundo que, em Milão (Itália), celebram nesse mesmo dia o encerramento do VII Encontro Mundial das Famílias, com o tema: “A família, o trabalho e a festa”.
Vamos à Festa Diocesana das Famílias! Para ela se convidam as famílias de todas as Paróquias da Diocese: pais, filhos e outros membros dos respectivos agregados familiares. Em especial se convidam os casais que têm filhos na catequese e nos grupos de jovens; as famílias dos respectivos catequistas e animadores, professores e outros educadores; e as famílias mais directamente ligadas aos diversos grupos, associações e movimentos apostólicos, diocesanos e paroquiais. Será importante o vosso testemunho de famílias cristãs alegres e felizes!

Funchal, 19 de Março de 2012
Festa de São José – Dia do Pai
† António Carrilho, Bispo do Funchal
Enviar um comentário
VIDEO DE PORTO SANTO