Porto Santo recebe Semana Bíblica


A próxima Semana Bíblica nas paróquias de Nossa Senhora da Piedade e Espírito Santo tem como tema geral “Orgulhosos, iremos em busca da Palavra”. A iniciativa pastoral é da equipa sacerdotal do Porto Santo, constituída pelos padres Hélder e Victor Gonçalves, sob a orientação das Irmãs Paulinas que trabalham na nossa diocese. Ao longo desta Semana, há lugar para diversas actividades: celebrações nas respectivas igrejas, encontros com a população e visitas aos doentes nos vários sítios, tarefas com as crianças e jovens da catequese, “com o intuito de despertar e renovar a vida da comunidade eclesial, no encontro vivo com a Palavra de Deus.”

Comunidade está “muito empenhada”
O evento está a mobilizar os paroquianos das duas comunidades, com «muito empenho e expectativa», disse o pároco local, Pe. Hélder Gonçalves.
«É um acontecimento inédito, um desafio pastoral, porque abrange ao mesmo tempo duas paróquias distintas, mas que proporciona também a união, a comunhão entre as pessoas, no sentido de se viver mais em comunidade este ambiente, este amor e louvor à Palavra de Deus, e sentir que Deus nos chama a uma vocação concreta e não haja dispersão, como eventualmente acontece no dia-adia», adiantou ao JM.
No fundo, «será como a vivência das comunidades cristãs dos primeiros séculos, a Igreja doméstica, de onde tudo partiu, até ao nosso tempo.»
Ainda segundo este jovem sacerdote, prêve-se que a Semana Bíblica tenha «grande impacto na população em geral e seja marcante», como aconteceu com a passagem da Imagem Peregrina de Fátima, porque a comunidade está «muito empenhada.»
«A visita (Março de 2010) de Nossa Senhora ao Porto Santo foi um sucesso; e este ano vamos também assinalar o 2.º aniversário desse facto inesquecível, que ainda permanece bem vivo entre nós», referiu.

Porto Santo deseja receber actividade dos 500 anos
Por outro lado, as comunidades paroquiais do Porto Santo seguem com muita atenção as iniciativas à volta dos “500 anos da criação da Diocese do Funchal” e, neste contexto, «gostaríamos de receber uma actividade alusiva a este aniversário.»
«É um desejo de todos nós que, um dia, o Porto Santo pudesse receber um evento diocesano no âmbito dos 500 anos, até porque a população nutre um grande carinho pela Diocese; sempre que possível participamos nas realizações diocesanas, como a celebração dos 50 anos das novas paróquias (Janeiro de 2011, na Sé) ou, mais recentemente, na I Jornada Arciprestal do Funchal», lembra o Pe. Hélder.
Para os próximos tempos, a aposta da pastoral no Porto Santo vai continuar a incidir particularmente nos jovens que frequentam a catequese (cerca de 300) ou as aulas de religião e moral; por exemplo, está prevista uma proposta intitulada “Catequista por um dia...”, em que «os jovens são convidados a preparar uma actividade nesse campo».

VERA LUZA

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO