Mensagem Pastoral de D. António Carrilho, Bispo do Funchal para o Advento

Renúncia do Advento, serviço de amor fraterno!

Aproxima-se o Natal. Ao longo de quatro semanas, vivemos um tempo diferente, em “Advento” (vinda), na expectativa da celebração jubilosa do nascimento de Jesus. Natal é a Festa, que em cada ano, na liturgia, faz renascer a esperança, a força e a coragem, na fé de que Deus envia o Seu Filho ao mundo, para abrir perspectivas de vida nova e Vida em abundância para todos os homens e mulheres. O Filho de Deus faz-se Homem para fazer dos homens filhos de Deus (cf. Jo 1,14), numa grande família de irmãos.
Advento e Natal aparecem-nos, por isso, como tempos especiais de atenção mútua, de interesse pela vida e problemas uns dos outros, de maior preocupação na entreajuda e partilha fraterna de bens. A quadra do Natal tem sempre a marca da solidariedade e da fraternidade cristã, que se traduz em gestos concretos de presença e ajuda a quem mais precisa.
A chamada “Renúncia do Advento”, com apreciável tradição na nossa Diocese, insere-se neste espírito de caridade e desejo de resposta às situações concretas dos meios em que vivemos. Assim, ouvido o Conselho Presbiteral, perante as múltiplas necessidades que a Igreja é chamada a assistir e ajudar, as ofertas da “Renúncia do Advento” deste ano destinam-se, tal como no ano passado, ao “Fundo Social Diocesano”, para ajudar famílias em situações especiais de pobreza, nomeadamente por razões de desemprego e maiores necessidades no apoio às crianças, doentes e idosos.
Como é costume, a recolha das ofertas da “Renúncia do Advento” faz-se em todas as igrejas e capelas da Diocese, nos ofertórios das Missas da festa da Epifania do Senhor, nos próximos dias 7 e 8 de Janeiro. Pede-se aos Reverendos Párocos que expliquem aos fiéis o sentido positivo desta renúncia, como forma de penitência pessoal e serviço de amor fraterno: aqueles que mais têm não podem deixar de ajudar aqueles que precisam.
As Paróquias e as Associações de Fiéis, conhecendo as necessidades reais das famílias das respectivas áreas de proximidade, poderão solicitar ajudas, nas condições acima indicadas, apresentando os respectivos casos à Cáritas Diocesana e às Conferências Vicentinas, através das quais se fará a distribuição do Fundo.
A Diocese agradece a generosidade dos fiéis, sempre tão bem comprovada e testemunhada, perante situações e causas difíceis. Nem falta, neste momento especial de crise e dificuldades, em tempo de Natal, o estímulo do Amor-Caridade, reflexo da Bondade de Deus no nascimento de Jesus. E que o nosso Natal se exprima em gestos de fraternidade!

Funchal, 27 de Novembro de 2011
1º Domingo de Advento
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO