21 de Outubro, dia da memória litúrgica do Beato Carlos da Áustria

No dia 21 de Outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica do Beato Carlos da Áustria. Este dia foi escolhido pela Igreja, por ter sido o dia do seu matrimónio.
Coincidentemente, no dia 21 de Outubro de 2011 celebra-se o primeiro centenário desse acontecimento. Por essa mesma razão, foi escolhido esse dia para o lançamento público desta obra, « o Beato Carlos de Áustria os Habsburg na Madeira», que constitui «um ensaio biográfico, profusamente ilustrado, muito completo, estabelecendo, em linguagem simples, todo o percurso de vida do jovem imperador Carlos I da Áustria, até à sua beatificação em Roma, em Outubro de 2004.
O lançamento público será às 17 horas, seguindo-se uma concelebração eucarística. O livro será apresentada pelo cónego dr. Victor dos Reis Franco Gomes, que foi pároco do Monte aquando da beatificação, e conta com a presença do Arquiduque Simeão da Áustria, neto do Imperador que, para o efeito, se desloca à Madeira entre os dias 20 e 22 do corrente.
A obra está incluída na «Colecção Album» das Publicações DRAC, da Secretaria Regional da Educação e Cultura, que por sua vez, tem a responsabilidade da organização do lançamento público.
Sobre Carlos da Áustria, respigamos do Cardeal Saraiva Martins algumas notas. «Carlos da Áustria (1887-1922) foi Imperador da Áustria e rei da Hungria. Subiu ao trono depois de Francisco José, em 1916, durante a primeira grande guerra mundial. Homem de segura rectidão moral e sólida fé, procurou sempre o bem do seu povo e na sua acção de governo inspirou-se na Doutrina Social da Igreja.
Fomentou a justiça, a paz e alimentou uma constante procura da santidade. Foi exemplar como cristão, marido, pai e soberano. Morreu no exílio na Ilha da Madeira (Portugal)».
Os seus restos mortais repousam na igreja paroquial do Monte, ante os quais vai ser lançada publicamente a obra «Beato Carlos da Áustria os Habsburg na Madeira».

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO