Diocese envia 160 jovens para Jornada em Madrid

Mensagem de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, aos Jovens
na celebração do envio para a Jornada Mundial de Madrid
Sede jovens cristãos, apóstolos dos outros jovens!

Queridos Jovens

Partir significa, muitas vezes, abrir-se ao inesperado duma aventura! Há quem parta sem a consciência do destino e quem arranque com a vontade decidida de percorrer uma aventura, que há-de conduzir a novas descobertas, a horizontes ainda não experimentados.
Ao partirdes para a Jornada de Madrid, assuma cada um o projecto de se lançar a descobrir algo de novo! O quê? Amigos, lugares desconhecidos, culturas diferentes? Tudo isso pode e vai acontecer, mas espero que vós todos, jovens da Diocese do Funchal, partam com um grande objectivo: ir ao encontro de Cristo Jovem, pois Ele tem algo a dizer-vos, tem uma mensagem muito especial para cada um. Abri o vosso coração para O acolher!
Que vos posso pedir, queridos jovens, neste momento? Procurai entrar no circuito daqueles que partem para O receber, para O deixar entrar nas suas vidas e opções quotidianas! Sede testemunhas da vossa intimidade com Cristo Amigo. Colocai-vos perante a novidade que há-de sussurrar no vosso íntimo. As Jornadas têm um valor grande em si mesmas. Arriscai tudo para alcançar esse “tesouro”!
Queridos Jovens, rapazes e raparigas, ide com a certeza de que toda a Diocese vos acompanha e conta convosco. Espera muito de todos! Cristo quer tornar-vos firmes na fé através da Igreja, nesta grande experiência de encontro e partilha da vida com jovens de tantas partes do mundo. Cristo conta com o testemunho da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa participação renova a Igreja, comunica-lhe um rosto mais jovem e um renovado impulso. Por isso as Jornadas Mundiais da Juventude têm sido, e esta será também, uma graça não só para os jovens, mas para todo o Povo de Deus.
Ide, intensificai o vosso caminho de Fé. Fazei silêncio, escutai e respondei ao Mestre que fala! Os vossos amigos e todos os jovens da vossa paróquia, da vossa terra e da vossa escola – todos quantos se cruzam nos vossos caminhos de cada dia, precisam da força do testemunho de outros jovens como eles, como vós, que tenham encontrado em Cristo um ideal e sentido para a vida!
Ide para Madrid… Ide à descoberta e ao encontro de Cristo. Ide, como Igreja do Funchal, à descoberta e ao encontro da Igreja Universal.
Ide e vinde! Cristo conta convosco, a Diocese conta convosco, os jovens contam convosco!
Queridos jovens, tendo presente o tema da Jornada, permanecei “enraizados e edificados em Cristo… firmes na fé” (cf. Cl 2, 7). Sede jovens cristãos, apóstolos dos outros jovens!
Com muita amizade, o vosso Bispo

Funchal, 6 de Agosto de 2011
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO