Cristãos na «net», mas com responsabilidade

45ª Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais
O Papa convida os cristãos a estarem mais presentes na Internet e nas redes sociais, mas «com criatividade consciente e responsável». O apelo está na mensagem para o Dia das Comunicações Sociais, a 5 de Junho


Na sua mensagem para o 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano se assinala a 5 de Junho, Bento XVI reconhece a existência de «um novo mundo», graças à internet, e «o envolvimento cada vez maior do público no areópago digital», com imensas potencialidades até para a própria Igreja e o testemunho da fé em geral, mas alerta para a necessidade de haver «autenticidade e verdade» nas comunicações a este nível.
Para o Papa, os cristãos podem fazer a diferença na chamada «rede internet» que «está a mudar a comunicação» das pessoas no mundo inteiro, em particular entre os jovens.
«Em todo o caso, quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana.»
«A web está a contribuir para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza compartilhada. Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé», sublinha Bento XVI na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações que este ano tem como tema: «Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital».
O Papa afirma ainda que: «Também na era digital, cada um vê-se confrontado com a necessidade de ser pessoa autêntica e reflexiva. Aliás, as dinâmicas próprias dos social network mostram que uma pessoa acaba sempre envolvida naquilo que comunica. Quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais. Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro», considera Bento XVI na citada mensagem divulgada ontem em conferência de imprensa por D. Cláudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS).

Novo “Portal”no Vaticano

O Vaticano continua a apostar nas «novas tecnologias». Depois do «Youtube, iPhone e do Facebook», a Santa Sé prepara agora um novo Portal Multimédia de notícias, para a beatificação de João Paulo II, a 1 de Maio próximo.
A notícia foi avançada pelo presidente do CPCS, que deu conta dos trabalhos destinados a um portal noticioso multimédia, em sintonia com as transmissões da Rádio Vaticano.


Jornal da Madeira 25-01-2011
Vera Luza

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO