Mensagem de Natal do Senhor Bispo

MENSAGEM DE NATAL
DE D. ANTÓNIO CARRILHO, BISPO DO FUNCHAL
Jesus Menino, Sorriso de Deus para a Humanidade!

Caros diocesanos da Madeira e Porto Santo: a surpreendente mensagem proclamada pelo Anjo, na noite de Natal de há dois mil anos, vem abrir perspectivas de esperança e de alegria no coração e na vida de cada homem e de cada mulher. Alegrai-vos, Jesus nasce para nós!
Embora preocupados com a crise actual, que a todos afecta, continuamos a escutar os passos silenciosos do Menino de Belém, que vem visitar o Seu povo, em tempos de incerteza e sem grandes horizontes. Parece-nos um desafio difícil de aceitar, mas Deus não abandona a Humanidade e coloca a Sua tenda entre nós. Deus é Vida e veio inundar-nos de Luz e de Esperança! Com o nascimento de Jesus, a grandeza e a dignidade da vida humana encontram um novo sentido e um novo projecto. Vamos a Belém! “O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).
Por todos os lados, na nossa terra, ouvem-se e vêem-se os sinais do Natal: os presépios e as “lapinhas madeirenses”, os estandartes do Menino Jesus em muitas casas, a música e o canto, as iluminações, as árvores e os enfeites de Natal. Ressaltam, sobretudo, os afectos partilhados em ondas de solidariedade e de ternura para com os mais pobres e abandonados, os doentes, os idosos, os desempregados e todos os que sofrem em geral.
Como Bispo desta Diocese, convido-vos a contemplar no presépio, preparado nas famílias e noutras instituições, nas ruas, nas igrejas e capelas, o inefável amor de Deus, que chegou até nós pelos caminhos da humildade e da simplicidade. A lição do presépio é admirável! Façamos no nosso coração um “presépio vivo” e levemos Jesus a todas as pessoas, a quantos se cruzam connosco na vida de cada dia e, em especial, nesta quadra de Natal.
Olhai em redor e prestai generosa atenção a todos. Fazei nascer e brilhar uma nova Estrela de Belém no coração de quem vive em situações de abandono e solidão, de quem perdeu a esperança e a alegria de viver. Que o Amor de Jesus Menino, traduzido na generosidade e na entrega de vós mesmos, seja o mais belo postal de Boas Festas natalícias. Seja Ele, também, a melhor prenda deste Natal!
Boas Festas a todos os diocesanos, aos nossos emigrantes e aos turistas, que visitam a nossa terra nesta quadra festiva. O Menino de Belém é o “Sorriso de Deus” para toda a Humanidade; sejamos nós, também, “sorriso de Deus” que acolhe, aproxima, perdoa e ama. Alegria e Esperança! Santo e Feliz Natal para todos!

Funchal, 19 de Dezembro de 2010
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO