NOVO SITE AO SEU SERVIÇO - PASTORAL VOCACIONAL DA DIOCESE


A PASTORAL VOCACIONAL da Diocese do Funchal lança novo Site para promover as vocações e informar sobre todas as actividades programadas na Diocese. O Site pretende ser um enorme catálogo de todas as iniciativas e da riqueza de carismas e dons presentes na Igreja. Há muitas vocações no interior da Igreja. É só escolher e viver com alegria.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional será um apoio às comunidades cristãs para que todos vivam “a graça e a responsabilidade do cuidado das vocações” (João Paulo II). Pretende ser um factor de dinamização da oração vocacional na Igreja diocesana. Uma ajuda aos fiéis cristãos para a descoberta da própria vocação. O objectivo é imprimir um novo ardor à pastoral vocacional, levando-a ao coração de cada comunidade cristã para que a sinta e assuma como elemento constitutivo da experiência de fé viva e como uma responsabilidade que a todos diz respeito.

O Secretariado é constituído por sacerdotes, religiosos, missionários e leigos, um casal de casados e um casal de namorados que tentam dar o seu contributo e representar as diferentes formas de viver a vocação cristã na Igreja.

Os sacerdotes e os consagrados do Secretariado não substituem o trabalho de cada congregação e grupo; nem promovem o seu próprio carisma ainda que desempenhem animação vocacional na sua própria congregação. Todos como voluntários, por três anos, dão o seu trabalho para promover as vocações em toda a Igreja Diocesana. O Secretariado não pode fazer tudo mas conta sempre com todos e com a experiência de tudo o que já actualmente se realiza pelas vocações.

Dentro dos seus objectivos e actividades a Promoção Vocacional pretende coordenar as iniciativas de pastoral vocacional existentes na Diocese; manter ligação com o Pré-Seminário e outros serviços vocacionais; cuidar que no povo de Deus se crie uma cultura vocacional; Rezar pelas Vocações; promover a Oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas Vocações - primeiras quintas-feiras de cada mês; promover e organizar a Vigília de Oração na Semana dos Seminários, Consagrados e Vocações; criar um grupo de orientação Vocacional; formar os jovens namorados para o Amor que realiza através da celebração do dia dos namorados com a bênção e com duas conferências sobre o amor e o namoro; promover Retiros Vocacionais; dispõe-se a apoiar quem deseje um acompanhamento pessoal e/ou em grupo no caminho da descoberta vocacional; animar e ajudar as iniciativas vocacionais de cada Instituto Religioso, Sociedade de Vida Apostólica, Grupo e Movimento, Arciprestado e Paróquia.


Quem faz parte do Secretariado? TODOS

e ainda:

Padre Marcos Gonçalves
Padre Juan Noite

Religiosas:
Irmã Daniela Sousa
Irmã Graça Dias Nóbrega
Irmã Ana Coimbra

Casal: André de Jesus Silva e Filipa Rodrigues
Casal de namorados: Maro Correia da Silva e Rafaela Santos Abreu
CALENDÁRIOS DAS PRÓXIMAS ACTIVIDADES:

Vigília de Oração pelos Seminários
Igreja de São Pedro, Funchal, dia 8 de Novembro, às 20h

31 a 4 de Fevereiro - Semana dos Consagrados
2 de Fevereiro - Festa da Apresentação do Senhor na Sé

8 a 15 de Maio - Semana de oração pelas Vocações
Festa das Vocações - 14 de Maio, 20h, Igreja do Colégio e Largo do Colégio.

QUINTAS.COM AMOR
é um trabalho de promoção do amor que realiza juntos aos mais jovens.

14 de Fevereiro - Dia dos Namorados
Missa e bênção dos namorados na Igreja do Colégio, às 19h.

Conferências sobre o Amor e o Namoro: 3 de Fevereiro e 10 de Fevereiro, das 19h às 20h, em local a anunciar.

QUINTAS. COM ORAÇÃO
Adoração do Santíssimo e Oração pelas Vocações
Quintas-feiras na Igreja do Colégio das 15h-17h.
Promover as primeiras quintas-feiras em todas as Paróquias e comunidades.

RETIRO VOCACIONAL PARA JOVENS
2-3 DE ABRIL NO TERREIRO DA LUTA
Retiro para quem queira encontrar a sua vocação. Queres ser padre, missionário, irmã, consagrado?

Inscrições para o Retiro e informações: vocare@sapo.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO