D. António Carrilho visita comunidade em Jersey

“A festa de Nossa Senhora de Fátima tem uma grande tradição, é vivida com muita fé e participação pelos portugueses em Jersey”, disse D. António Carrilho ao JM a propósito da visita pastoral que inicia na próxima quarta-feira àquela ilha britânica, onde reside uma significativa comunidade de emigrantes madeirenses.
Os portugueses, segundo estimativas oficiais, são 10 por cento da população local, sendo a maioria da Madeira. Os nossos conterrâneos “estão bem integrados, em vários campos de actividade, em particular nas áreas da restauração, hotelaria e dos serviços”, garante o Pe. Bernardino Trindade que visita esta ilha do Canal desde o ano 2000 e que agora vai acompanhar o Bispo do Funchal nesta sua visita pastoral.
A devoção pública a Nossa Senhora de Fátima (com Festa religiosas e procissão) manifesta-se sobretudo nos meses de Maio e Outubro, com a presença de um representante da nossa diocese; e “o curioso é que quem levou a imagem de Nossa Senhora de Fátima para Jersey foi D. Francisco Santana (Bispo do Funchal de 1974 a 1982), para uma comunidade de sacerdotes franceses, tendo-se construido depois a paróquia de Fátima que está confiada desde 1999 a um sacerdote inglês”, lembra o actual Bispo da nossa Diocese.
“Sei que as pessoas celebram a Festa em honra de Nossa Senhora, tanto em Maio, como em Outubro, no domingo mais próximo do dia 13, e é o que vai acontecer também agora, onde tenho oportunidade de presidir à mesma e, desta vez, também integrada numa visita mais ampla, de cariz pastoral”, adianta.
A visita vai decorrer durante cinco dias, destacando-se ainda, para além das celebrações religiosas, vários encontros com entidades oficiais de Jersey, instituições de solidariedade e outras.
“Sabemos quanto a nossa comunidade naquele ilha é dinâmica na expressão pública da sua fé e a nossa presença quer significar, também, uma homenagem às tradições religiosas que guardam com muita devoção”, acrescentou o Bispo do Funchal.

Programa da visita pastoral entre 6 e 10 de Outubro

D. António Carrilho chega a Jersey na manhã da próxima quarta-feira, às 9h.55, sendo recebido no aeroporto por Monsenhor Cón. Nicholas France. De seguida visita a igreja de St. Thomas (principal centro católico português em Jersey, na cidade de St. Helier), onde vai presidir a uma celebração eucarística.
Pelas 16 horas, o Bispo do Funchal visita o Hospital e mais tarde encontra-se com a Associação Funchal-Jersey.
No segundo dia, D. António vai celebrar uma Missa na prisão La Moye, na parte da manhã; durante a tarde é recebido pelo Bailiff de Jersey; encontra-se com os estudantes portugueses mais velhos, no Centro de Convívio.
No próximo dia 8 de Outubro, destaca-se a visita ao Governador de Jersey e a celebração da Eucaristia em St. Thomas, seguida de convívio com a Comunidade Portuguesa.
No sábado, 9 de Outubro, o Bispo do Funchal tem agendada uma visita ao Lar da terceira Idade das Irmãzinhas dos Pobres, seguida de um encontro com as Irmãs e o pessoal auxiliar. Ainda neste dia, participa na oração do Terço e ajuda nas Confissões; e à noite preside à Eucaristia e à Procissão das Velas, em honra de Nossa Senhora de Fátima.
A visita termina no próximo domingo, 10 de Outubro, com um encontro com os portugueses (após a missa das 9h.30); e a celebração da Festa de Nossa Senhora de Fátima, às 15 horas, que inclui o Terço, Confissões, Missa e Procissão do “Adeus”.


Vera Lusa

in Jornal da Madeira 03.10.10

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO