Faleceu D. Tomaz Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa


D. Tomaz Pedro Barbosa da Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa, faleceu durante a noite desta Quarta-feira, 1 de Setembro, tendo sido encontrado sem vida no seu quarto, segundo revelou o Patriarcado de Lisboa.
D. Tomaz Nunes nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942.
O prelado era licenciado em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, era também Mestre em Ciências da Educação pela mesma Universidade, especializando-se em Administração e Gestão Escolar.
Ordenado presbítero em Novembro de 1973, D. Tomaz foi assistente adjunto em Lisboa da Liga Operária Católica (LOC), em 1977, passando, a partir de Janeiro de 1981, a assistente diocesano, cargo que exerceu até 1998. Durante nove anos foi também assistente da Juventude Operária Católica (JOC).
Desde 1989, era director do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso.
O prelado foi assistente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, leccionando no Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas.
Em Março de 1998, foi nomeado Bispo Titular de Elvas e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A ordenação episcopal decorreu em Maio, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na paróquia a que pertencia.
Durante seis anos foi Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, eleito em 13 de Abril de 1999 e reconduzido em 11 de Abril de 2002.
Desde 2005 D. Tomaz Nunes era Vigário-Geral e Moderador da Cúria Patriarcal.
Vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social era também Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã.
Enquanto bispo auxiliar de Lisboa, D. Tomaz Nunes acompanhava as vigararias do Termo Oriental de Lisboa e a pastoral sócio-caritativa da diocese.
O corpo de D. Tomaz irá para a Igreja de Fátima, em Lisboa, onde foi baptizado e ordenado Bispo. A missa exequial será Quinta-feira, dia 2 de Setembro, às 11 horas e será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa. D. Jsé Policarpo vai ainda presidir ao ofício de leitura hoje às 22 horas na mesma igreja.
Enviar um comentário
VIDEO DE PORTO SANTO