HOMILIA NA FESTA DO MONTE

HOMILIA DE D. ANTÓNIO CARRILHO, BISPO DO FUNCHAL
na Solenidade de Nossa Senhora do Monte
Padroeira da Cidade do Funchal e de toda a Diocese

Monte, 15 de Agosto de 2010

Maria-Mãe, sinal de consolação e esperança!

A Igreja Diocesana da Madeira e do Porto Santo une-se à Igreja Universal, celebrando com grande alegria, gratidão e piedade mariana, a secular solenidade de Nossa Senhora da Assunção, aqui invocada como Senhora do Monte.
Padroeira da cidade do Funchal e de toda a Diocese tem, no cimo da montanha, esta igreja que lhe é dedicada. Daqui a Senhora do Monte inclina-se sobre a baía do Funchal, num gesto de bênção materna para com o bom povo que a invoca nas suas dificuldades e lhe dedica um verdadeiro e profundo amor filial. No dia 15 de Agosto, todos os caminhos vêm dar ao Monte!
Congregando pessoas de toda a Ilha, das comunidades emigrantes espalhadas pelo mundo e muitos turistas, que hoje, aqui, se reúnem e veneram a Padroeira na sua pequenina imagem, esta festa é uma referência importante para os filhos desta terra e um espaço privilegiado para celebrarmos as maravilhas, que Deus realizou em Maria de Nazaré.
Como sabemos, o culto a Nossa Senhora do Monte foi também largamente difundido e promovido pelos nossos emigrantes nas terras de emigração. Foram muitos aqueles que, com lágrimas nos olhos e o coração cheio de saudades, antes de embarcarem para novas terras, subiam a longa escadaria do Monte e ajoelhavam junto da Santa Mãe de Deus, implorando as suas bênçãos e graças. E são muitos aqueles que aqui tornam, agradecidos, sempre que a vida o proporciona.

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO