Último contacto foi há três anos em Roma, na visita ad limina

Último encontro de Bento XVI, em Fátima, é com os Bispos de Portugal
Bento XVI encontra-se na tarde desta quinta-feira, 13 de Maio, com o episcopado de Portugal. O encontro decorre no Salão da Casa Nossa Senhora do Carmo, às 18h45.
O Papa Bento XVI fará um discurso ao episcopado português. Antes, D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, dirige ao Papa uma saudação em nome de todos os bispos presentes.
A atenção de Bento XVI à Igreja Católica em Portugal ganhou particular relevância após o discurso que o Papa dirigiu aos Bispos de Portugal na visita ad limina, em Novembro de 2007.
Entre os desafios que colocava ao episcopado, Bento XVI referia a necessidade de “mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II”.
Em entrevista à Agência Ecclesia no contexto da preparação da visita do Papa a Portugal, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmava que os bispos estão a responder ao desafio do Papa.
“Na última visita ao Papa (2007) fizemos uma pequena assembleia extraordinária da CEP no Colégio Português para reflectir sobre a urgência de uma pastoral nova para tempos novos”.
Para D. Jorge Ortiga, a resposta do episcopado português ao desafio do Papa surgiu logo neste momento, em Roma. “Temos vindo a caminhar. Aquilo que agora está determinado e acolhido por todos os Bispos é que vamos, particularmente a partir deste ano, fazer um “itinerário sinodal”. Vamos caminhar, mas caminhar juntos, as 21 Dioceses, procurando ouvir aquilo que o Espírito quer dizer hoje a cada uma das Dioceses e a Portugal”.
A repensar a acção pastoral da Igreja Católica em Portugal, o episcopado está convicto de que “há uma mudança cultural à qual terá de corresponder uma maneira diferente de agir, por parte da Igreja”.
Esta tarde, no último encontro do Papa em Fátima, Bento XVI dirigirá novamente desafios à Igreja Católica em Portugal, nomeadamente aos bispos que dela fazem parte.
Ecclesia

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO