Guia das celebrações do Papa em Portugal

O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Papa publicou o guia das celebrações a que Bento XVI irá presidir em Portugal.
As 176 páginas do Missal apresentam sete cerimónias, em Lisboa, Fátima e Porto, cidades que são visitadas pelo Papa de 11 a 14 de Maio.
Como habitualmente, o documento é introduzido por uma passagem da Bíblia, desta feita uma afirmação atribuída a Santa Isabel no Evangelho de São Lucas - «Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 43) – que reforça a dimensão mariana da visita, como já tinha sido referido pelo Vaticano.
As celebrações são em português e em latim, havendo referências ao Santuário de Cristo-Rei (Almada) na Missa do Terreiro do Paço, a 11 de Maio, e à “Missão 2010” promovida pela Diocese do Porto na celebração da Avenida dos Aliados, a 14 de Maio.
No início das três Missas a que Bento XVI vai presidir, os Bispos das respectivas Dioceses (D. José Policarpo, D. António Marto e D. Manuel Clemente) irão fazer uma oferta ao Papa.
Em Fátima, também saudarão o Papa D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (na celebração de Vésperas com sacerdotes e religiosos, a 12 de Maio) e D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social (encontro com os agentes das organizações sociais, a 13 de Maio).
Nos vários locais, os participantes nas celebrações serão convidados a rezar, entre outros, pelos padres, pelas famílias e pelos jovens.
O guião litúrgico anuncia ainda a bênção da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados que a União das Misericórdias Portuguesas irá construir em Fátima, cerimónia que vai ter lugar durante o encontro com os responsáveis da Pastoral Social e a bênção da primeira pedra seminário Redemptoris Mater, durante a missa na Avenida dos Aliados, no Porto (14 de Maio às 10h15).
O Missal encontra-se disponível no site oficial do Vaticano, em formato .pdf
Enviar um comentário
VIDEO DE PORTO SANTO