Igrejas fechadas: ferida no Corpo de Cristo

O combate da oração, segundo o cardeal Schönborn


"É uma grave ferida no Corpo de Cristo que as igrejas tenham as portas fechadas", observou o cardeal Christoph Schönborn, op, arcebispo de Viena, que dirigiu sua terceira meditação hoje sobre o tema "Oração e combate espiritual", no retiro sacerdotal internacional de Ars, dentro do Ano Sacerdotal.
O combate por excelência, afirmou, é o "combate da oração", mas o combate da oração "é também a questão do lugar da oração".
"O Cura de Ars, instruindo seus paroquianos, exclamava, olhando para o tabernáculo: ‘Ele está aí, esta aí!'. Esta é para nós - sublinhou o pregador - um convite constante a aproveitar isso."
No entanto, reconheceu, "na Áustria, mantemos uma luta constante para conservar nossas igrejas abertas, acessíveis aos fiéis e aos outros que a procuram, pois é uma grave ferida no Corpo de Cristo que as igrejas tenham as portas fechadas".
"Fazei todo o possível e o impossível - recomendou o cardeal Schönborn - para permitir aos fiéis e às pessoas que buscam Deus - e que Deus espera - que tenham acesso a Jesus na Eucaristia: não fecheis as portas das vossas igrejas, por favor!"
"Não entendo - insistiu o arcebispo de Viena -, isso não é suportável! Muitas pessoas já não vão à Missa, é muito complicado para elas, não sabem mais, isso lhes parece estranho; mas se constata uma coisa: elas vão à igreja quando está aberta, para acender uma vela. Sim, a avó chega com seus netos; não vão à Missa, mas vão acender uma vela diante de Nossa Senhora, que os acolherá. Deixemos nossas igrejas abertas!"
E acrescenta: "Não é ruim que o sacerdote seja surpreendido em flagrante delito de oração diante do tabernáculo!".
O cardeal austríaco confiou aos seus irmãos sacerdotes do mundo inteiro esta lembrança da infância: "Em Vorarlberg, à tarde, havia uma luz na igreja: era o padre que rezava lá. Isso ficou gravado na minha memória".
E concluiu: "O combate da oração é verdadeiramente o combate da nossa vida".

Fonte: Zenit

1 comentário:

Anónimo disse...

É de lamentar que muitas igrejas estejam fechadas. Quando vou ao Funchal vejo tantos turistas a bater com a cara na porta da Sé e da Igreja do Colégio que deviam ser igrejas abertas como a da nossa paróquia de Nossa Senhora da Piedade.

VIDEO DE PORTO SANTO