Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

DECRETO

No seguimento das nomeações publicadas no passado dia 5 do corrente mês de Setembro, atendendo a outras necessidades da Diocese e em vista de uma resposta mais adequada às exigências da missão evangelizadora da Igreja na sociedade actual,

HAVEMOS POR BEM proceder às seguintes dispensas e nomeações pastorais:

1. Cónego João Gouveia da Conceição é dispensado, a seu pedido, por razões de idade, das funções de Pároco do Imaculado Coração de Maria, no Arciprestado do Funchal.

2. Padre João Carlos da Costa Gomes é nomeado Pároco do Imaculado Coração de Maria, no Arciprestado do Funchal, em acumulação com a paróquia do Livramento, no mesmo Arciprestado.

3. Padre Gabriel Arcanjo de Sá é dispensado, a seu pedido, por razões de idade e de saúde, das funções de Pároco do Coração de Jesus (Boa Nova) e Bom Sucesso, no Arciprestado do Funchal.

4. Padre Toni Vitor de Sousa é dispensado das funções de membro da Equipa Educadora do Seminário Diocesano e nomeado Pároco do Coração de Jesus (Boa Nova) e Bom Sucesso, no Arciprestado do Funchal.

5. Padre João Rodrigues Macedo é dispensado, a seu pedido, por razões de idade, das funções de Pároco de Cristo Rei, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

6. Padre António Paulo de Ponte Sousa é nomeado Pároco de Cristo Rei, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, em acumulação com as paróquias dos Canhas e Carvalhal, no mesmo Arciprestado.

7. Padre Isidro Rodrigues é dispensado, a seu pedido, por razões de idade e de saúde, das funções de Pároco da Madalena do Mar, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

8. Padre João Carlos Nunes Homem de Gouveia é nomeado Pároco da Madalena do Mar, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, em acumulação com as paróquias do Arco da Calheta e Loreto, no mesmo Arciprestado.

9. Padre Paulo Jorge Catanho Silva é dispensado das funções de Pároco da Raposeira, Arciprestado da Calheta, mantendo-se como pároco das paróquias de Amparo, Fajã da Ovelha, Paul do Mar e Ponta do Pargo, no mesmo Arciprestado.

10. Padre Rui Fernando Nunes de Sousa é nomeado Pároco da Raposeira, Arciprestado da Calheta, em acumulação com as paróquias do Estreito da Calheta, Jardim do Mar e Prazeres, no mesmo Arciprestado.

11. Diácono Hugo Filipe Almada Gomes é nomeado membro da Equipa Educadora do Seminário Diocesano, trabalhando também no Pré-Seminário.

12. Diácono Luís Miguel Delgado Pedreiro é nomeado colaborador dos Rev.dos Párocos de Santa Cruz e Camacha, nos termos com eles estabelecidos.

13. Diácono Fernando Ricardo Gouveia Freitas é nomeado colaborador do Rev.do Pároco da Nazaré, nos termos com ele estabelecidos.

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

A tomada de posse dos novos párocos far-se-á, sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado, nas seguintes datas: 27 de Setembro, Madalena do Mar (11H); 11 de Outubro, Raposeira (11H30); 18 de Outubro, Cristo Rei (10H30); 24 de Outubro, Imaculado Coração de Maria (18H); 31 de Outubro, Coração de Jesus (18H).

A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial de todos os sacerdotes agora nomeados, e a atitude de fé, confiança e cooperação das paróquias que deles se despedem ou os acolhem. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais, os serviços prestados à Igreja, durante os longos anos do seu ministério sacerdotal, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar, dentro das suas possibilidades, em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.
Funchal, 26 de Setembro de 2009

† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO