Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

DECRETO

Constituindo missão própria do Bispo a importante e difícil tarefa de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs e o seu dinamismo evangelizador;

Tendo em atenção algumas necessidades pastorais mais urgentes, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana;

Havemos por bem proceder, neste momento, às seguintes nomeações pastorais:

1. Cónego Manuel Martins é dispensado das funções de Pároco da Sé, no Arciprestado do Funchal, e nomeado Pároco de Machico e Ribeira Seca, no Arciprestado de Machico e Santa Cruz.

2. Cónego Vitor dos Reis Franco Gomes é dispensado das funções de Pároco do Monte, no Arciprestado do Funchal, e nomeado Pároco da Sé, no mesmo Arciprestado.

3. Padre Giselo Alberto Vieira Andrade é nomeado Administrador Paroquial do Monte, no Arciprestado do Funchal, com responsabilidades também no âmbito das Comunicações Sociais da Igreja, a definir oportunamente.

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.
A tomada de posse dos novos párocos e administrador paroquial far-se-á, sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado, nas seguintes datas: na igreja paroquial de Machico, no dia 26 de Setembro, sábado, na Eucaristia das 19h00; na Sé do Funchal, no dia 4 de Outubro, domingo, na Eucaristia das 11h00; na igreja paroquial do Monte, no dia 10 de Outubro, sábado, na Eucaristia das 18h00.
A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das paróquias que deles se despedem ou os acolhem. Agradece, igualmente, a generosa dedicação, o empenho pastoral e todos os serviços prestados pelo Rev.do Padre José Gil Pereira, da Congregação da Missão (Padres Vicentinos), às paróquias de Machico e Ribeira Seca, durante o período da doença do Rev.do Padre António Joaquim Figueira Pestana Martinho e, após a sua morte, até à presente data, como Administrador Paroquial.

Funchal, 5 de Setembro de 2009


+António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO