D. António Carrilho - Beleza e importância do sacerdócio

A Igreja Católica vai iniciar, no próximo dia 19 de Junho, o Ano Sacerdotal. A findar o ano dedicado ao apóstolo Paulo, por ocasião dos 2000 anos do seu nascimento, Bento XVI decidiu pôr no centro do próximo ano pastoral, os sacerdotes.
Numa mensagem dirigida à diocese do Funchal, D. António Carrilho sublinha a importância reconhecendo ser essencial "redescobrir a beleza e a importância do Sacerdócio e de cada um dos ordenados, sensibilizando para isso todo o Povo de Deus".
Escreve o Bispo diocesano que o Ano Sacerdotal implica uma "dupla atenção". "Dar a conhecer a ajudar a redescobrir o sentido profundo do sacerdócio" e de igual modo, proporcionar aos sacerdotes "lhes meios de aprofundamento e melhor vivência da sua própria identidade".
Segundo D. António Carrilho, esta é uma oportunidade, para toda a Igreja e toda a diocese, "aprofundar o sentido teológico, espiritual e pastoral do sacerdócio". Ao mesmo tempo será para os sacerdotes "um estímulo na redescoberta feliz da sua identidade, da fraternidade e unidade do presbitério e da sua relação sacramental com o Bispo".
O Ano sacerdotal será um tempo forte de "oração pelas vocações sacerdotais e pelos sacerdotes", reconhecendo "com gratidão" a "necessidade e importância na vida da Igreja, o seu trabalho pastoral e testemunho de vida".
O Ano Sacerdotal foi já assinalado no passado dia 19 de Maio, dedicado ao clero diocesano do Funchal. D. António Carrilho pede, no entanto, que os sacerdotes anunciem no próximo dia 19 de Junho, a abertura do Ano Sacerdotal e "coloquem os fiéis em sintonia com os seus objectivos".
O bispo do Funchal irá presidir à Eucaristia do Sagrado Coração de Jesus, na capela do Colégio Missionário, na celebração do Padroeiro da Congregação dos Padres Dehonianos, assinalando também a abertura do Ano sacerdotal.
A diocese, no dia 4 de Agosto, na memória litúrgica do Santo Cura de Ars (data da sua morte), celebra na Sé a eucaristia, convidando "todos os sacerdotes da diocese que, neste ano de 2009, celebram jubileus de ordenação sacerdotal".
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

VIDEO DE PORTO SANTO